Estudo - SACERDÓCIO É VIDA! 2.



SACERDÓCIO É VIDA!
Exercendo a plenitude da Vida Cristã(2/6).

SACERDÓCIO É MAIS QUE AUTORIDADE.

Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude”. (Jo 10. 10 KJA)

Tradicionalmente aprendemos que sacerdócio é uma questão que envolve autoridade. De fato assim o é. Mas, existe uma coisa maior da parte de Deus na unção dada ao sacerdote: — Vida!
O altar é a maior esperança que os homens decaídos têm para encontrar a vida de Deus (I Rs 18. 32- 39/At 15. 13- 17). Onde não há sacerdote, há morte e dor; desilusão e cegueira espiritual. O sacerdote é uma luz para os povos e para as nações (Mt 3. 16). Sua vida brilha com a luz da verdade e o seu combustível é o compromisso com o que é sagrado e correto (Mt 5. 14- 16).

Líderes carnais resolvem tudo com força, morte e separação (16. 3). Então, Deus decidiu resolver a questão de Arão de modo esclarecedor (Nm 17. 5). A marca da liderança espiritual é a revelação de Deus em suas vidas, e é assim, com a revelação de Sua natureza e desejo que Deus honra Suas escolhas (Jo 1. 4). Só a revelação de Deus resolve problemas de ordem espiritual. Ah! Como nesses dias faltam homens de entendimento espiritual como Davi. Que ameaçado por Absalão, deixa espontaneamente seu trono. Ele não ameaçou, intimidou ou usou poder, pelo contrário, aguardou a revelação de Deus para o ocorrido (II Sm 15. 24- 26).

 Foi preciso Deus fazer a “vara de Arão” florescer para confirmar a Sua escolha. A autoridade de Deus que era a vida em suas mãos brotou na mentalidade daquelas pessoas para sempre, e isso é simbolizado pelo fato de sua vara ficar diante da Arca da Aliança (17. 10). Deus deu testemunho do que Ele havia colocado nas mãos de Arão e o quê o fazia ser diferente mesmo sendo tão igual aos outros. Qual dos homens por maior que seja pode dar vida ao que está definitivamente morto? De modo que isso renasça e ainda dê frutos? (Jo 11. 39/Rm 11. 11- 16)

Não dá para entender o que é sacerdócio diante de Deus sem olhar para Jesus. No seu tempo o sacerdócio não mais era digno, logo, nenhum dos Evangelhos o retrata dessa forma. Mas o escritor de Hebreus volta ao Pentateuco e resgata a verdadeira imagem do sacerdote em Jesus. Assim como Arão, em tudo o que Jesus colocava as mãos recebia a virtude (sig. qualidade que produz efeito) da vida divina. Jesus reforça em nossa mente que sacerdócio é muito mais vida do que autoridade (Hb 4. 16).

NÃO EXISTE AUTO SACERDÓCIO (HB 5. 4)

As mãos que operam milagres não dão testemunho de um sacerdócio (Lc 10. 18- 20/Mt 7. 22) e sim a vida (pois o maior milagre é a salvação eterna, que se traduz por vida). Somos um sacerdócio superior ao de Levi, pois somos um sacerdócio real (I Pe 2. 9/Jo 10. 10). À semelhança de Melquisedeque. E esse sacerdócio é aquele que oferece as pessoas Pão e Vinho, que é o corpo de Cristo (Gn 14. 18- 20).
Jesus tocava nas pessoas e a vida voltava a operar nelas, voltava à alegria, o prazer e a confiança em Deus. Jesus é a vida que vence a morte, a vida das mãos de Arão (Ct 8. 7). A vida que faz cessar a praga do pecado Adâmico (Nm 16. 48/Rm 5. 12- 19). Um sacerdócio legítimo tem uma história iniciada por Deus, de origem não obscura. Ele possuí antecedentes conhecidos e aprovados. Familiares, como é o caso de Arão. Hoje há muitas divisões por que o povo não sabe mais reconhecer um sacerdócio verdadeiro. Por conta disso, muitos têm morrido tragados pela terra (repentinamente) e pela praga! (Lentamente - Nm 16. 30-32 e 41- 50). No entanto, o verdadeiro sacerdócio produz vida, sempre e em toda e qualquer circunstância! (II Pe 1. 11- 15). Moisés bem sabia o que era um sacerdócio verdadeiro (Sl 90. 14- 17).

           
Ney Gomes - 19/05/2013Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas