Estudo - SACERDÓCIO É VIDA! 5.



SACERDÓCIO É VIDA!
Exercendo a plenitude da Vida Cristã (5/6).

NADABE E ABIÚ. SACERDÓCIO IRRESPONSÁVEL.

“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o SENHOR, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do SENHOR e os consumiu. Morreram perante o SENHOR. Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o SENHOR disse: Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei”. Arão, porém, ficou em silêncio”. (Lv 10. 1- 3 - NVI)

            Na história da humanidade o sacerdote já existia. Seus sacrifícios eram para alimentar a fome dos Deuses. As vísceras dos animais era por onde os “sacerdotes liam o futuro das pessoas”. É em Israel que surge a compreensão de sacrifícios para encobrir o pecado das pessoas. Isso nos lembra que “oficiar” diante de Deus é arriscado sempre, pois as nossas motivações sempre serão sondadas por Ele (Sl 139. 1- 4).
            Nadabe e Abiú compareceram diante de Deus sem estar com os requisitos preenchidos e possivelmente com seus corações cheios de motivações errôneas (Tg 4. 1- 3). Isso foi a lenha para as chamas que Deus não queria acender. Fica-nos subentendido que eles fizeram uso de bebida alcóolica antes de entrar na tenda, e isso certamente provocou as motivações erradas (v. 10/Ef 5. 18). Ora, sabemos que não é diferente na Nova Aliança, onde somos chamados para prestar a Deus “um culto racional” (de dentro para fora, como verdadeiros adoradores). O sacerdote não é advogado das suas próprias causas e nem está ali para representar seus próprios interesses. Pessoas que lhe dão com coisas importantes não podem jamais ter motivações egoístas (cobiça, avareza e desejo descontrolável de enriquecer – Ex 18. 21). Era preciso sempre lembrar que o mesmo fogo que consumia os sacrifícios era também o fogo que protegia os propósitos e a habitação de Deus. O fogo que aprovava a oferta era o mesmo que reprovava o ofertante (perceba na passagem que a roupa, isso é, a missão não se queimou- v.5).



SACERDÓCIO. SINTÔNIA COM O SAGRADO.

O “sacerdote” da Nova Aliança (ministro) é chamado também para estar em santidade diante de Deus (I Pe 1. 13- 16). Para isso, é preciso fazer morrer as nossas próprias motivações. A Cruz é o caminho indicado para estar com a vida diante de Deus sem frustações (Tg 1. 3/Lc 9. 23). Somos chamados para servir, amar e proteger uns aos outros (Fl 2. 1- 5). Essa verdade é sacerdotal e está na consciência coletiva (Ef 5. 1). O sacerdócio do AT é fundamental para nós compreendermos como evitar o fracasso da vida Cristã. Em sua tipologia e ofício encontraremos as verdades que formam a base da igreja. Hoje o sacerdócio é oferecido a Deus também em regime de sacrifícios pessoais. O sacrifício do nosso corpo (Rm 12. 1/Gl 2. 19, 20), de bens materiais (Hb 13. 16/At 4. 34, 35) e de louvor (Hb 12. 15/Sl 50. 14 e 23, que nada mais é do que o “sim, sim e não, não).

Conheça meu 1o. LIVRO
Compre AQUI

Arão foi escolhido por Deus, dentre os israelitas, para exercer o sacerdócio (Ex 28. 1/Hb 5. 1). Tratava-se, portanto, de uma posição honrosa, de muita responsabilidade, a ponto de o sumo sacerdote ser cercado de uma série de restrições, muito superiores a todo e qualquer outro israelita. Assim, por exemplo, não podia descobrir a sua cabeça, nem tampouco rasgar os seus vestidos (Lv 21. 10), como também não poderia se chegar a qualquer cadáver, nem mesmo de seus pais (Lv 21. 11), tendo de casar com mulher virgem, sendo-lhe vedado casar com mulher repudiada ou, mesmo, viúva (Lv 21. 13,14). Assim como a família de Arão, nós também estamos incluídos nos designíos de Deus (Ef 2. 19). Não há ninguém na igreja chamado para ser “desocupado, turista ou cururu”. Somos chamados para encontrar e ocupar “racionalmente” o nosso lugar na Nova Assembleia de Deus, que é a igreja. Ocupando, crescendo, desenvolvendo e frutificando! (II Pe 3. 18)


Ney Gomes - 08/06/2013Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas