Estudo - SACERDÓCIO É VIDA! Final.


SACERDÓCIO É VIDA!
Exercendo a plenitude da Vida Cristã.



SACERDOTES QUE NÃO RECONHECEM O CORDEIRO DE DEUS.

Anás e Caifás exerciam o ofício de sumo sacerdotes. Foi nesse mesmo ano que João, filho de Zacarias, recebeu uma palavra convocatória do Senhor, no deserto”.
 (Lucas 3. 2 – KJA)

                Não nos chega a ser tão assustador que naquele ano, o sumo sacerdote tenha desconsiderado a pessoa de Jesus (Mt 23. 27). Um sacerdote que não consegue mais viver em “regime de abnegação” jamais poderia apontar para aquilo que verdadeiramente é espiritual. Na história Bíblica, vamos encontrar sacerdotes e profetas embriagados com o “vinho desse mundo” (Ap 17. 1- 6). O sacerdote do Senhor é aquele que consegue apontar perfeitamente para O que pode solucionar os problemas da humanidade; Cristo (Jo 1. 28, 29). Existem entre nós homens com uma visão deturpada de seu ministério sacerdotal. Eles creem que ser ministro (ungido!) significa pisar em seus auxiliares, mentir em nome de Deus e se apossar dos recursos sagrados entregues a Casa do Tesouro. Um sacerdote deve amar seus auxiliares como aos filhos e familiares, e isso está na figura de Nadabe, Abiu, Eleazar e Itamar, filhos legítimos de Arão (I Tm 5. 1 e 2). Quando os maus sacerdotes envelhecem passam a mentir com mais prudência, o que torna a sua mentira numa coisa ainda mais perniciosa.


            E por falar nisso, o pior pecado, de um sacerdote é fazer o povo perder a confiança no sagrado, no divino (O sacerdote Eli sabe o preço que pagou em sua casa por isso). Paulo deu muita atenção ao tema “testemunho congregacional”. Ele se policiava muito, e deixou sérias instruções sobre esse assunto para Timóteo e Tito (1 Co 11. 1). Jovens delegados apostólicos e posteriormente pastores supervisores. Jesus é retratado pelo profeta Isaías como a Raiz que rasga a terra seca e um Broto novo que nasce no tronco de uma árvore velha e ressequida (53). Sacerdócio é vida, que brota, dá flores e frutos (que vence a morte!). Quando um homem de Deus se torna cego, ele deixa de fazer sacrifícios e passa a sacrificar os outros, custe o que custar: “Naquela ocasião os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás, e juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo”. (Mt 26. 3, 4).


                O que parecia ser tão simples para um homem do deserto, foi impossível a pessoa de Caifás e Anás (Jo 11. 49, 50). Eles levaram outros líderes à cegueira espiritual. Isso acontece quando a Palavra (Rhema) de Deus não mais nos alcança, como no caso do sacerdote Eli. Quando encontramos Deus de olhos abertos à primeira ideia que sempre teremos é diminuir para que Ele cresça; e aumentar as chances Dele fazer a Sua vontade perfeita! (Jo 3. 30) Do contrário, sempre vamos significar um atraso na vida de pessoas que desejam conhecer a Deus, e talvez até uma ameaça para isso! Nicodemos tentou fugir dessa condição, mas, não são todos que conseguem enxergar isso (Jo 3. 10).


            Caim não conseguia ver mais o defeito de sua oferta. Ele só pensava na aprovação de Abel. Se ele fosse capaz de ver suas falhas, certamente seria também capaz de corrigi-las. Quando o sacerdote não consegue mais identificar o valor da oferta, ele passa a oferecer a Deus qualquer coisa, de qualquer modo e em qualquer lugar (Rm 12. 1, 2). Passa a agir de forma relaxada, sem zelo e sem espírito de renúncia e sacrifício (Lc 9. 23). Com o tempo, os desejos que batem a porta, começam a entrar e lhe dominar novamente e seu estado, se torna pior do que o primeiro (Gn 4. 1- 10). Quando isso ocorre, ele já está morto espiritualmente, seguindo regras e normas exteriores. Religião é a definição humana para uma realidade espiritual. Mas, não há vida na definição, nem na espiritualidade. Vida há somente em Cristo! E dessa verdade é que somos sacerdotes! (2 Pe 1. 3, 4)

Pr. Ney Gomes - 16/06/2013Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
Estudo elaborado em 2013 para EBD. (CEI Italva) 




Comentários

Postagens mais visitadas