Igreja - A dica quente é: #relacionamentos!




E FICA A DICA: RELACIONAMENTOS.

“Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa”.

(Jo 19. 26, 27 – ACF).

A cultura milenar reconhece em seus adágios que uma coisa pode terminar antes mesmo de começar (Is 46. 10). Em certo lugares se diz: coisas novas com cheiro de fim de festa. E reconhece o contrário também! Jesus ainda estava crucifixado na cruz quando fez a aposta mais poderosa que a sua igreja poderia receber (Lc 22. 32). Antes mesmo de cumprir em seu sangue a antiga aliança, Ele lançava as bases da nova. Fez isso, ‘apostando’ que a igreja se moveria poderosamente sobre #relacionamentos (At 2. 44). A Antiga Aliança era encerrada sob o pensamento mais poderoso do que estava por vir (At 4. 34). Era também um sinal ao Pai, que tudo seria diferente da ritualística vazia e sem vida, encontrada no templo, nos sacerdotes e nos sacrifícios de animais sem arrependimento no coração (Hb 6. 1).


As palavras dirigidas a João e Maria, sua mãe, mudariam a ordem do mundo com o passar dos tempos. Transformariam gerações, povos, culturas, costumes. Começou contrariando tudo, para depois se tornar a esperança maior de idosos, órfãos, mulheres e pobres. A ordem relacional dada a João e Maria transformaria o mundo nos séculos seguintes:

1.      RIGIDEZ CULTURAL – Havia lugares para homens e mulheres em separado. No templo, nas sinagogas, nos corações. Em todos esses lugares o homem tinha o acento preferencial (Ex 20. 17). Mas em Dezembro de 1955/Detroit essa verdade de “João e Maria” ardeu no coração de Rosa Parks, e o mundo americano nunca mais foi o mesmo.

2.    A VERDADE DOS GÊNEROS – Igualar não é alterar (Mc 10. 6). Homens e mulheres são diferentes (I Pe 3. 7), mas o Cristianismo seria o guardião de que diante de Deus, homens e mulheres são iguais. Diferentes apenas em suas funções biológicas e responsabilidades espirituais. Por isso, devemos lembrar que não existe nada mais bíblico do que uma constituição democrática.

3.    LÓGICA ETÁRIA – Os relacionamentos constantemente transmitem força e sabedoria em suas diferenças (Sl 71. 18). Roboão (I Rs 12. 14) nos lembra que ‘meninos não podem aconselhar meninos’. A sabedoria precisa se confiar a força e a força precisa das ouvidos a sabedoria (Pv 20. 29). Paulo entendeu isso, quando escreveu para seus dois pupilos (do lat. criança órfã), o que chamamos de cartas pastorais (Timóteo e Tito).

4.    CLASSIFICAÇÃO SOCIAL - Ele pescador, ela, viúva de carpinteiro. O Cristianismo desafiava a lógica das classificações sociais. Médicos, servidores públicos, ativistas sociais e pescadores juntos, lutando pela mesma coisa, num mesmo sentimento (Fl 2. 5). A IGREJA é vocacionada para salvar o homem (I Tm 3. 15), e faz isso, com excelência, quando não guarda nem reserva lugares preferenciais (Tg 2. 1- 13).

5.     COMPOSIÇÕES FAMILIARES – A estrutura de uma coisa pode mudar, se os princípios permanecem intocados (Gn 1. 27). Foi a igreja que se tornou primeiramente numa nova forma de família (Ef 2. 19). Fez isso, sem destruir o ideal de Deus e sem comprometer o seu plano para o desenvolvimento das nações e dos povos. A igreja deu mãe para os órfãos, filhos para viúvas abandonadas (Tg 1. 27). Amor para os solitários e família para os rejeitados. Acrescentou significado sem que nenhuma constituição precisasse ser alterada em suas leis originais.

COMPRE >> AQUI


Os relacionamentos são o que a igreja tem de mais precioso (fica a dica quente!). Quem ignora seu valor para o cotidiano da igreja, o faz para o fracasso daquilo que nasceu para ter sucesso! Mas não falta hoje quem faz essa aposta contrária! (I Jo 3. 11- 18).


Ney Gomes - 18/07/2018Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas