Estudo de HEBREUS 11. Grãos de Entendimento.



HEBREUS 11.
(CARACTERÍSTICAS DA FÉ EM DEUS)

1 ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
2 pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
>> O autor começa definindo aquilo que é saúde para a fé. A fé saudável não aceita ser ancorada no presente. Sua segurança está na transcendência da crença (isso é, na esperança). Nunca aqui, sempre lá! Nisso, duvidosa; naquilo, inconfundível. Nisso, questionável; naquilo, indubitável! Nisso, miserável, naquilo, suficiente!
A fé verdadeira aponta para o que é mais seguro; o fim que Deus prometeu. Ela é transformadora de atitudes! A fé é o mais poderoso veículo da esperança.
A fé verdadeira não está aqui (presente) e ao chegar lá, não pode ser vista (fundamento, elegchos). Logo, entende-se que ela é totalmente experimental e não coletiva. Ela é sua, mas você não pode dar; você tem e ninguém consegue ver; você sente, mas não consegue explicar.

3 pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.
>> A fé liberta todo o potencial do entendimento espiritual. Ela libera nossos juízos dos valores formulados anteriormente pela mente [caída] desse mundo (Rm 12. 1- 3). Ela nos dá o poder de crer em coisas até então impensáveis. Sem precisar atender a regra de lógica, tempo e raciocínio, ainda que nada tenha contra essas 3 coisas. Ela ‘não’ empresta sua realidade aos nossos sonhos. Mas faz em nossa crença ser verdadeiro a realidade de que Deus tudo criou! Esse entendimento básico é o primeiro passo para a compreensão do que ainda não se pode ver, apesar de sua firme existência.

4 pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.
>> A fé libera o poder que o nosso coração tem em crer nas promessas de Deus com integridade (integridade é o que de Deus fica em você quando você está agindo por conta própria!). Ela desperta toda confiança que há em nosso coração espiritual (Jó 2. 9, 10). A fé vai naturalmente colocar o justo em destaque aos que não creem. E isso, sempre será razão de deixar alguns surpreendidos, até mesmo enfurecidos. A fé não escolhe seu público. Abel herdou a fé de seus pais, e Caim, a consciência. A fé diz que algo é valioso, e por isso, deve ser feito sem se observar o custo. A consciência entende que se for muito custoso, o que se faz, tira o nosso valor (2 Sm 6. 22).



5 pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.
>> a fé como podemos ver por todo capítulo tem o poder de alterar o fim tido por certo em Adão. Somente mediante a palavra de Deus! A vida se transforma quando recebe o fruto/confirmação de nossa fé.

6 sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
7 pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
>> a fé libera o “perfeito juízo de Deus sobre os homens”. Noé ao obedecer revelou a indiferença de outros aos mandamentos de Deus. Os que se submetem a Deus, condenam involuntariamente com a prática de sua justiça de vida os que dizem não conseguir fazer isso.

8 pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. 9 pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, coerdeiros da mesma promessa. 10 pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
>> mantenha seu interesse fixo no “começo daquilo que conta no fim”. Flash’s da primeira sentença do capítulo 11.

11 pela fé Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
12 assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.
>> a fé tem o poder de confrontar e reverter a ordem natural das coisas, quando a mesma está ao serviço de Deus! Isso significa que se estamos prestando um serviço a Deus e algo (doença, enfermidade) diminuí nosso potencial, Deus pode reverter e nos poupar de inúmeras “desventuras”. Jesus cura a sogra de Pedro e muitas mulheres, uma vez libertas, passam a servir junto ao Seu ministério.



13 todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
15 se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
16 em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade.
>> a fé promove o “resgate” da nossa mentalidade, a sua libertação. A fé promove o transportar da nossa mentalidade de um valor terreno para um valor espiritual (Cl 1. 13). a fé nos dá pleno poder de abraçar uma nova realidade, ainda que em seu ideal. A fé promove um desligamento dos valores dessa ordem terrena. Na fé elas passam a ser vistas de longe e com indiferença cultural. Paulo diz estar separado desse mundo pela cruz (Gl 6. 14).

17 pela fé Abraão, quando deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, 
18 embora Deus lhe tivesse dito: “por meio de Isaque a sua descendência será considerada”.
19 Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
>> A fé abre nosso entendimento para nós crermos no inesperado, no incrível, no inacreditável. Eles foram capazes de crer que Deus poderia fazer uma coisa inusitada, inédita. A fé nos deixa certos que Deus pode realizar aquilo que ainda não se conhece e não se experimentou. A fé cria um pré-estado de certeza, confiança e descanso, o que chamamos comumente de paz!

20 pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
21 pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.
22 pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.
>> a fé não diminuí a sua força na velhice, ela não perde a sua vitalidade, pois não está ligada ao corpo, mas ao espírito do homem. A idade não promove fracassos e a velhice não abriga descrenças. A fé ordena (coloca em ordem) o futuro que desejamos.
23 pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.
>> A fé se agiganta quando diante do amor, daquilo que edifica (Fil 4. 8,9), que inspira. No caso, a beleza era a continuidade da família, acontecendo mesmo contra a ordem desse mundo. Que autoridade! em Fl 4. 9, Paulo compara seus ensinamentos e testemunho a tudo o que é recomendável no v. 8.



24 pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
26 por amor de cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do egito, porque contemplava a sua recompensa.
27 pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
>> a fé não precisa estar ligada ao melhor dessa terra para ter qualidade. Aliás, isso pode comprometer seu desempenho e cegar a visão espiritual. A fé legítima gera coragem (amor), constância e acesso. A fé gera a inconfundível santidade. A fé não precisa de palácios para amadurecer. Mas, depois de madura, pode frequentá-los sem detrimento de suas qualidades.

28 pela fé celebrou a páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas. 29 pela fé o povo atravessou o mar vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
>> a fé gera exceções pontuais, acessos exclusivos; portas particulares.
30 pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias.
>> a fé nem sempre tem resultados imediatos. Em muitos casos faz desmoronar a incredulidade à medida que ela “vai acontecendo”, dia após dia, em obediência paciente.
31 pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.
>> a fé muda o que sentimos não levando em conta o que somos e o que somos se transforma quando os sentimentos encontram oportunidade para promover mudanças. Nunca, nada se comparou ao Cristianismo no dever de devolver as mulheres seu papel histórico de dignidade. Um autêntico e poderoso movimento feminista vive e segue dentro da Cristandade!



32 que mais direi? não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, 33 os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34 apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.

<< A fórmula paulina de descrever virtudes foi passada para a geração posterior (32- 34). O autor cita 9 características divididas em 3 colunas. Como em Gal 5. 22, 23!

35 houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos.

<< Durante todo o cap. 11 o autor aborda o aspecto prático da fé. Na sua característica de dar direção, orientando, conduzindo, participando de um todo. Mas no final ele apresenta uma fé mais dinâmica, imediata! sobrenatural.
Por que o autor apresenta a fé nessa ordem? ora, a fé existe para cobrir nossa vida e quando se faz necessário, produzir sobrenatural (Salmos vem antes dos Profetas). A fé produz bem estar e depois sobrenatural. Hoje existe, por parte da teologia da prosperidade uma tentativa de mudar essa ordem.

Conheça e Compre.
AQUI! Direto da Editora.


35 uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;
36 outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
37 apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
38 o mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
39 todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
40 Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

<< No fim o autor volta ao objetivo fundamental da fé. A fé vez ou outra não vai produzir encontros, livramentos memoráveis, vitórias e prosperidades absurdamente fantásticas. Fé significa crer em Deus ainda que não tenha prêmios. Ainda que a confiança não seja amparada por sinais maravilhosos e coisas miraculosas, ela é o verdadeiro produto da fé. O que gera conforto e confiança em Deus! ela é independente e voltada exclusivamente para o agrado de Deus, no espírito.


Por Ney Gomes – Verão, Italva.
31/01/2014, com revisão de 2017/18.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas