Filemom - "O Destinatário".




FILEMOM. O DESTINATÁRIO!

"A fé é um grau de conhecimento. O conhecimento é o auge da fé."
(Santo Agostinho).


Em todo o Novo Testamento há esforços múltiplos para nos fazer entender o que é fé. Mas em poucas pessoas o seu funcionamento é tão bem descrito como em Filemom. Ele é o perfeito objeto de uma fé que funciona e existe em sua plenitude. Nele, por meio das palavras de Paulo, podemos compreender como a fé funciona nas pessoas e dentro das comunidades cristãs.

  1. 1.    A fé vista na pessoa (pessoal/básico). – Apenas a própria pessoa sabe que está em Cristo. Nem família, nem amigos, nem vizinhos sabem que a pessoa nasceu de novo. Essa fase não deveria durar muito, mas para nosso espanto muitos ainda estão nesse nível, mesmo após anos de conversão (Hb 5. 12- 14). “Ouvindo do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo...” (v. 5). Aqui, apenas Jesus detém o conhecimento de que a pessoa é dele.


  1. 2.   A fé vista no espaço (ambiente/médio). – Nesse nível, outras pessoas começam a perceber que temos uma crença definida. Coisas começam a aparecer pela casa, no ambiente de trabalho. Uma música, um livro, um diálogo, começam a dar indícios que algo na vida da pessoa mudou. Desaparecem coisas, compromissos e palavras usadas antes com frequência. O ‘torpe’ rapidamente é sacrificado nessa fase, de hábitos e palavras. “Para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento...” (v. 6).


Compre direto da Editora!
Clique AQUI.

  1. 3  A fé vista nos resultados (substancial/excelente). – Aqui a fé está madura e capaz de promover transformações. A pessoa leva um somatório a vida de outras, por palavras e obras. Ela altera o destino, a rota, o rumo, o caminho das pessoas (Cl 1. 13). A fé foi dada aos eleitos pelo Espírito, mas é dever pessoal aperfeiçoa-la (Jd 20). A fé perfeita gera acréscimos, consolo, verdade, posicionamento e alegria. Nossa autoridade nos coloca em níveis diferentes de responsabilidades. Mas todos os crentes maduros sabem que não podem se excluir de tê-la com a comunidade. “Tive grande gozo e consolação do teu amor, porque por ti, ó irmão, as entranhas dos santos foram recreadas”. (v. 7).


E é por isso que os pais da igreja conservaram o Antigo Testamento JUNTO ao Novo. Por causa também de seu valor em fornecer exemplos de fé, erros e acertos onde ela melhor pode ser vista, isso é, nas pessoas! Filemom é uma excelente vitrina da fé, mas não deveria ser o único!


Ney Gomes. 29/08/2018 – Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas