Filemom - "O Remetente".



FILEMOM. O REMETENTE!

Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo...” (Filemom 1).

Nunca uma carta deixou tão exposto as entranhas da igreja do primeiro século. FILEMOM é o retrato da vida da igreja, acontecendo. Não é um ensino teológico, mas o seu resultado. Um pequeno bilhete que nos mostra o gigante coração de dois homens! Paulo e Filemom.

Numa pequena série de 3 comentários vou falar do CONTEÚDO, do DESTINATÁRIO, e do REMETENTE.

Mesmo escrevendo algo de natureza tão pessoal, Paulo, Apóstolo e agora velho, não esquece de sua identidade em Cristo. Da importância de ter adjetivos e de dar adjetivos aos relacionamentos que importam. Gente inteligente sabe NOMEAR o papel das pessoas no teatro de sua própria vida e história! No espetáculo da vida escolher bem as personagens é o primeiro passo para uma estreia com sucesso! (Fl 2. 20- 22)

Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso
cooperador, e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de batalhas, e à igreja que está em tua casa”. (Interlinear Grego-Português, SBB).


De Filemom ele diz: amado. 98% da cristandade suporta essa simples definição. Amado (a) é uma pessoa que facilita o receber afeto por meio de seu relacionamento. Na cristandade todas as pessoas que facilitam o afeto por meio de seu comportamento e crença são chamadas ‘irmãos’. Dele também é dito: cooperador. Cooperador é alguém que junto com outro faz algo acontecer. Mas, de Arquipo é dito: companheiro. Companheiro é alguém que conosco está enquanto um projeto ou uma viagem está acontecendo. Há cooperadores que nunca poderão ser um companheiro e vice-versa. Por conta disso, há muitos pastores doentes: eles têm cooperadores, mas não companheiros. O cooperador divide um esforço, mas o companheiro divide os sentimentos, a viagem.


Vamos imaginar que você me convide para uma viagem ao Marrocos. Por uma semana, com tudo pago. Eu serei seu companheiro, pois a viagem já está pronta. Apenas embarcaremos nela e aproveitaremos juntos a sua beleza e aventura. Mas antes, é preciso deixar a sua casa arrumada como parte de um outro acordo familiar. Então, eu ajudo você nas tarefas de limpar, secar e arrumar tudo. Nisso, eu sou um cooperador. O ministério pastoral é uma viagem que muitos pastores estão fazendo sem companheiros. Para as tarefas pontuais há cooperadores, mas para as viagens, nem tanto assim.

Saber nomear as pessoas é fundamental para a saúde de nossa alma e para evitar o desgaste de nossas emoções (At 15. 38- 41). Quem não sabe o valor e as características das pessoas ao seu redor, exige de qualquer um sacrifício e renuncias que nunca poderão ser correspondidos. Já nos diz um adágio popular: “Quem deseja ir mais rápido escolhe ir sozinho. Mas quem deseja ir mais longe escolhe bem seus companheiros”. Edificar IGREJAS nunca foi uma coisa para homens ‘precoces’ (I Tm 3. 6).



Ney Gomes. 27/08/2018 – Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10




Comentários

Postagens mais visitadas