Mosaico Davi - Vitória, Conquista e Sucesso!

Meu 1o. LIVRO


DAVI. VITÓRIA, CONQUISTA E SUCESSO!

E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma (...) E Jônatas e Davi fizeram aliança...”

 (I Sm 18. 1 e 3 – trechos, ACF).

Existem coisas que mudam status e existem coisas que agregam valor. Por vezes, elas não agem como um time, ou atletas de nado sincronizado. Uma vitória é muito pouco para se ter uma vida de sucessos. É preciso seguir em conquistas! Espadas podem te dar vitórias, mas apenas os relacionamentos podem te levar mais longe!

Vencer o Leão atraiu o Urso, vencer o Urso atraiu Golias, mas foi a amizade de Jonatas que tirou de outros o desejo de desafiar Davi. Ele agora era amigo do rei de seu filho mais velho e frequentava o palácio. Por vezes temos longos ciclos de vitórias sobre gigantes que não nos conduzem a nenhum outro bom lugar! Davi resolveu essa equação muito rápido ao entender o poder dos relacionamentos.

Tempos depois Salomão deu testemunho da sabedoria de seu pai em seus escritos: “Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir”. (Ec 10. 10). É sábio ter amigos, por que nem tudo pode se resolver pelo golpe de uma espada. Roberto Shinyashiki diz: No Brasil tem essa frase histórica “não me traga problemas me traga solução”. Essa frase é ridícula e um grande equívoco da cultura brasileira. (Revista EXAME, on line).  Agir diante dos problemas com gentileza, educação, espírito servil, humildade e sabedoria, são ações de quem pretende encontrar e se manter nos melhores lugares (Pv 22. 29). “Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra”. (Ec 11. 2)

Duas ações lhe foram poderosas por toda a vida: 1º. Davi transformava inimigos em aliados, sempre que possível. 2º. E aliados em amigos! Foi leal a essa regra por toda a vida e prevaleceu. Seu coração – em relação aos relacionamentos – nos fica patente no Salmo 23: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos...” (v. 5). Vencer seus inimigos só era opção se não fosse possível colocar um acordo sobre a mesa. Não poupava elogios aos seus amigos e mesmo em seus salmos o fazia sempre: “O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam...” (Salmo 118. 7ª).

Davi foi sábio como um machado afiado. Não se permitiu ser liderado pela mediocridade de sempre fazer apenas o essencial para si mesmo. Olhou para a frente; olhou para trás; olhou para os lados. E por isso, escreveu seu nome na história!

Dessa excelente história, saiba mais adquirindo o meu 1º. LIVRO, AQUI


Ney Gomes - 10/08/2018Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas