Epílogos e Prólogos Divinos.





EPÍLOGOS E PRÓLOGOS DIVINOS.

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. (Luc 9. 23 – NVI).    

O Senhor Deus, Criador de tudo, fez o mundo em 6 dias, para que entre outras coisas, pudéssemos aprender que é preciso terminar uma coisa, antes de começar uma outra. Todo novo prólogo, preciso de um excelente epílogo. E nada é mais poderoso para dar fim a histórias do que a CRUZ. Quando alguém está disposto a produzir em sua vida poderoso epílogo, Deus se dispõe a produzir um poderoso prólogo! Essa é a definição de Vasti, Ana, Sansão e outros. Tal verdade é o coração do Evangelho, na vida dos discípulos de Jesus (Lc 9.23/II Co 12. 15).

Há muitas histórias no mundo, algumas terminam com pessoas ganhando e outras, com pessoas perdendo, mas na vitória ou na derrota, há histórias que não produzem para Deus uma boa oportunidade de criar o ‘Seu prólogo’. Deus cria ‘novos prólogos’ sobre tudo aquilo que é encerrado pelo poder da fé, ainda que em derrota pessoal. Foi sobre as perdas que uma menina virgem considerou ter, que Deus ofereceu o prólogo mais importante que a humanidade recebeu: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. (Jo 1. 1).

A CRUZ é o mais excelente finalizador de histórias idiotas, doentias, desequilibradas e viciantes. Um passado que não deveria entrar no presente e ganhar passagens grátis para o futuro. Deixar o passado na cruz é o modo mais seguro de viver uma nova história para as nossa vidas. Mas há aquelas coisas, menos importantes, que precisam e devem ser finalizadas formalmente, com uma palavra, um gesto ou uma despedida. O SENHOR Deus não conserta histórias quebradas! Ele escreve novas histórias (Rm 8. 1). E para toda a narrativa que temos a coragem de terminar, dando a ela um fim excelente, Ele, O Criador dos céus e terra, tem uma nova e pronta para nos oferecer! (Ap 7. 17c).

Vasti é uma dessas ilustres desconhecidas, cujo vida, dá a Deus a oportunidade de criar um prólogo para gerações. Assuero, rei, altivo e vaidoso, num banquete, passou dias esfregando na cara de seus súditos sua riqueza e poder. Mas pecou com Vasti, quando quis apresenta-la como uma peça de sua valiosa coleção de ‘coisas’ (Et 1. 11). Por bem de si mesma, Vasti tinha não só beleza exuberante, mas caráter excepcional. Caráter é o que você manifesta quando as pessoas – erradamente – tentam colocar preço naquilo que deveria apenas ter valor. Por meio desse epílogo divino, Deus criou um prólogo com Ester, coisa essa que salvou todos os judeus de então (Et 8. 11).

COMPRE - AQUI.

A Cruz é esse finalizador excelente, que nos livra de seguir adiante, reféns das histórias que nos adoecem. A cruz é o poder de Deus para tudo aquilo que somos fracos para finalizar. A Cruz é Deus assumindo o controle e a cadeira de comando (Gl 6. 14). Terminar bem é sempre um bom começo para qualquer outra coisa! “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo
e foi obediente até a morte (
epílogo), e morte de cruz! Por isso (prólogo) Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”. (Fl 2. 8, 9 – NVI, ).


Ney Gomes. 07/11/2018 - Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas