Para Tempos e Pessoas Difíceis.





PARA TEMPOS E PESSOAS DIFÍCEIS.

Quando alguém inventa alguma coisa ou compra, logo quer ver funcionar. Então, abre a caixa, junta peças, monta e faz acontecer. Se não acontece, gira ou solta feixes de luz, desliga, desmonta e faz tudo de novo até dar certo. Os discípulos já andavam por um pouco de tempo com o Mestre, e Ele fazia testes, ajustes e acertos nessa sua equipe (Lc 10. 1, 2).

Não demorou muito e Jesus pensou em algo mais ousado, uma quase nudez de corações. Tantas necessidades, gente aflita e sem entendimento. Sobre esse evento em particular Alexander Balmain Bruce (1831- 1899) em seu livro intitulado “O Treinamento dos Doze” vai dizer: “O compassivo Filho do Homem durante suas andanças, tinha observado como as massas estavam: como um rebanho de ovelhas sem pastor, esparramado e dilacerado, e era seu desejo que todos soubessem que um bom Pastor tinha vindo para cuidar da ovelha perdida da casa de Israel. As multidões estavam suficientemente prontas para receber as boas novas; a dificuldade era atender a grande demanda do momento. A colheita – o grão pronto para a ceifa – era grande, mas os trabalhadores, poucos” (Pág. 99 – Arte Editorial, 2005).

Era uma missão nobre e nem por isso fácil. Exigiria muito dos discípulos ao estarem sós pelos caminhos e vilas da Galileia. Por conta disso, Jesus estabelece 4 princípios que deveriam nortear seus comportamentos em todo tempo. Tais princípios jamais abandonariam o rebanho e nem a pregação do Evangelho. A grande colheita continua sendo um desafio, mas nem por isso, o Mestre descuida da qualidade de seus obreiros, e observar esses princípios dariam testemunho de que seus corações estavam prontos para fazer a obediência acontecer em sua ausência.


“Observai! Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sede, portanto, astutos como as serpentes e inofensivos como as pombas. (...) E, acautelai-vos dos homens (...). Todavia, quando vos prenderem, não vos preocupeis em como, ou o que deveis falar...” (Trechos de Mt 10. 16- 19 – KJA)

Quatro coisas você precisa ter diante de gente e tempos difíceis:
1.      Prudência – É a qualidade daquele que diante de qualquer coisa especial ou de valor, não quer ter e nem dar prejuízo a outros (Mt 25. 24, 25). Como na parábola das dez virgens, em que o comprometimento de cinco delas, pois em risco a beleza litúrgica daquele casamento. Como estudamos na Lição 11, da CPAD, 4º. Trimestre de 2018, “As Parábolas de Jesus”, gente imprudente é gente que não observa prazos, tempos e papéis. Com metade da iluminação necessária a cerimônia viu sua beleza ser comprometida e com/por isso, as virgens perderam seu lugar na festa. Nesse caso, uma imprudência perfeita e completa (Mt 25. 1- 13).
2.     Simplicidade – É sofisticação, são linhas suaves, objetos de desejo. O “simples” é o rico, o talentoso, o empreendedor. O que fazem as pombas? Ora, elas apenas voam. Gente que sabe que faz algo bem feito, focaliza e terceiriza tudo aquilo que fazendo compromete sem desempenho. Meu primeiro pastor me ensinou que se alguém faz cinco coisas ao mesmo tempo, ao menos três delas ficarão malfeitas. Por que ninguém nasceu sendo bom em tudo, ao mesmo tempo e em todo lugar. O simples sabe seu lugar no mundo e faz isso acontecer com excelência e qualidade.
3.     Cautela – Cauteloso é aquele que diante de circunstâncias complicadas não piora as coisas com suas palavras e que não faz o ruim ficar ainda pior. Cautela é o pensamento que se cultiva sobre uma coisa ser perigosa ou não, de ser dita. O cauteloso sabe guardar o seu lugar no campo e sabe que o Mestre conta com ele para outras semeaduras (Jo 4. 37, 38). Cautela é preservação. O Cauteloso vai ser usado por Deus muitas vezes. Robert Greene, em seu livro “48 leis do poder” vai nos contar a história de um tal Rileiev e seu problema com o Czar Nicolau I. Por liderar rebeliões operárias Rileiev foi condenado a forca. Mas no dia da execução, a corda arrebentou. Tais coisas eram vistas como milagres divinos em 1800 e o Czar já assinava ainda que descontente o perdão. Mas então, ele soube da fala sem cautela de Rileiev que disse: “Estão vendo, na Rússia não sabem fazer nada direito, nem mesmo uma corda”. Diante dessas palavras Nicolau I mandou novamente lhe enforcar e dessa vez, a corda não arrebentou. (Pág. 62, Lei 4 – Editora Rocco, 2000)
4.    Paciência - é a capacidade de se manter fazendo alguma (por muito tempo) coisa que parece ser difícil ou não ter recompensa alguma. Paciência é uma virtude vocacional manifesta em dois estados. No estado passivo é paciência, já descrita nas linhas anteriores. No estado ativo é ‘perseverança’. Condição que nos possibilita ir até o fim com qualquer projeto que nos foi confiado, ainda que se sofra dano, perda ou prejuízo (Ec 7. 8). Em Tiago, sua ação plena é descrita como geradora de maturidade (1. 3, 4). De todas as virtudes vocacionais, paciência é a ‘cereja do bolo’. Das virtudes que se precisa ter para o próximo, ela é a mais importante (I Co 13. 4). Em 2005, a CPAD, por meio do Rev. Antônio Gilberto, Lições Bíblicas, 1º. Trimestre, Jovens e Adultos, Lição 6, tratou do tema “Paciência” com a excelência que sempre marcou seu ministério. Na Revista “O Fruto do Espírito” ele diz em sua conclusão: “O desenvolvimento da paciência no interior do crente é essencial para o seu amadurecimento espiritual” (Pág. 45 – Revista do Professor).

Compre meu 1o. Livro!
Direto da Editora - AQUI



Quatro coisas dependiam dos apóstolos e apenas deles. E quatro coisas dependiam apenas de Jesus: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios...”. E sempre será assim! Os homens cooperando com Deus Pai e o Reino do Seu filho amado se revelando em plenitude! Desses dias, de suas memórias afetivas, Pedro registrou com grande autoridade: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”. (II Pe 3. 18)


Ney Gomes - Outubro de 2017 Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas