Salmo 133 - O Tesouro de Davi (2018).
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(Uma Exaltação ao
Deus que ama relacionamentos).
Cântico
de degraus, de Davi.
Oh! quão
bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a
cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas
vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião,
porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.
(Salmo
133 – ACF).
Davi viveu uma vida social
de vitórias, suas palavras e instruções são dignas de aceitação. Por outro
lado, experimentou o oposto dessa verdade em sua vida familiar. Se por um lado
a comunhão lhe trouxe um reino, por outro, sua falta despedaçou sua família.
Alguém assim tem vida moral e experimental para escrever uma poesia com tamanha
profundidade. Começou seu reinado com terras divididas e família unida.
Terminou com terras unidas e família dividida. A teologia não sabe precisar
exatamente se Davi escreveu esse Salmo de suas vitórias ou fracassos pessoais.
Mas sabemos que uma pessoa espiritual, pode obter grande ensinamento de tudo se
o seu coração for ensinável. E Davi, guarda essa notável característica (Sl 51.
17).
Davi foi um líder
conhecedor da história de seu povo. Sabia das divergências existentes entre
Abraão e Ló, Isaque e Rebeca, Esaú e Jacó, Jacó e Labão, José e seus irmãos.
Todos os casos em que apenas ser do mesmo sangue e habitar sob a mesma tenda,
não significou nada de importante (Abimeleque,
como ignorá-lo? – Jz 9. 5). Davi, rei, velho e experiente, entende
agora as composições de sucesso da vida e nos oferece algumas de suas
receitas que deram certo.
O Salmo 133 (<< baixe o PDF por esse link) é um dos mais poderosos
legados da liderança e da espiritualidade de Davi. O resultado de sua busca pelo sagrado, de suas peregrinações por
desertos e esconderijos. O fruto do consolo que Deus lhe deu por sua dor, sua
tristeza e por nunca ter abandonado a coragem de crer.
Oh! quão
bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Jesus morreu por relacionamentos, para que eles fossem
restaurados! (Jo 17. 22, 23). No AT a divisão da terra e as heranças eram
familiares. Deus é Deus de relacionamentos, tanto no AT quanto no NT. Davi
aprendeu isso! A promessa de Abraão era para as famílias da terra (Gn 12. 1-
3). As promessas quase sempre e de forma poderosa aparecem no AT no plural. É
para o povo que Deus tem e faz promessas (Sl 33. 13, 14). Desde Abraão a
espiritualidade mais importante que existe é a “gregária”. No v. 1, Davi revela uma rara combinação, que produz
espiritualidade sagrada. Primeiro ele cita o que é BOM. Bondade é uma qualidade
que agrada a Deus, um dos inúmeros atributos que nos foram implantados no ato
da criação. Bondade é uma característica que nos possibilita ter comunhão com Deus.
Bondade é a primeira emanação da vontade de Deus para os homens. Anunciada como
o início de um novo diálogo entre
Deus e os homens, em virtude do
nascimento do Cristo (Luc 2. 15).
A Bondade aparece nas principais canções de Israel. Nos momentos mais
sagrados e de maior dificuldade, ela surge: “O SENHOR é bom; Seu amor dura para sempre”. (II
Cr 20. 21/Sl 34. 8/ 136).
Ora, sabemos que nem tudo
o que é bom é suave, e que nem sempre o suave é bom. Mas aqui está uma coisa de
rara coabitação. Ela é boa e suave. Suave é uma qualidade que agrada os homens
(Mt 11. 30).
Fala de algo que pode ser facilmente transportado, adquirido, doado e mantido
junto. Suavidade é uma característica que nos possibilita ter comunhão com os homens. É o que os homens buscam em suas invenções e
criações. Aquilo que nos faça esquecer da maldição do Éden. Salvação é o poder
de Deus agindo dentro de nós reconciliando o céu e a terra. Salvação é amar a
Deus e os homens, é ser um profeta para os irmãos e ser um sacerdote para Deus
(Ap 1. 6). Sob esse espírito de suavidade, João, discípulo de Cristo, testemunha
de Suas palavras e ensinamentos, nos diz: “... Seus mandamentos não são pesados”. (I Jo 5.
3). Paulo vai dizer a igreja de Corinto que não quer ser pesado para eles, que prefere trabalhar, mesmo diante do direito de
ser sustentado por eles (II Co 11. 9/I Ts 2. 9). Precisamos o mais rápido
possível encarnar essa verdade para que se cumpra em nós um ditado que se diz
entre os musicistas: “quanto mais velho o violino, mais doce a melodia”.
Davi viveu isso! Foi
encontrado nessa condição. Isso é o que significa a palavra ‘viver’. Viver no v. 1 do Salmo 133 fala de uma verdade em que você pode ser
encontrado (I Tm 4. 16). Não é um lugar de passagem, nem algo teórico. Davi
fazia de tudo para não ter que lutar, mas se lutasse, fazia de tudo para não
ter que perder. Nossas mais poderosas crenças não podem nos servir como uma
casa de férias na serra ou na praia (Mt 5. 25). A verdade não era apenas algo
com o qual Jesus estava comprometido, era a sua vida. Ele é a verdade e nEle
ela pode ser facilmente encontrada. Jesus apontou para o viver quando falou de
‘simplicidade’. O homem não consegue carregar muitas verdades, logo, é melhor
encontrar uma simples e morar nela. Melhor que ‘turistar’ por verdades que não
nos definem (Jo 14. 6).
É como o
óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que
desce à orla das suas vestes.
Como o
orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião...
Comunhão (relacionamentos) é uma ideia que você deve se esforçar para fazer
chegar onde outras coisas não chegam com facilidades (Sl 16. 3). No v. 2,
Davi não é mais o filho, o pai, o irmão ou o marido. Ele aqui é o rei, o governante que conhece o seu povo e a sua
terra. “Arão”
representa a cultura dos homens. Davi
conhece, respeita e valoriza. Quando Roma deixou de
ser governada pela aristocracia começou a ruir e desapareceu. Arão era
importante, seu sacerdócio tinha status
real, ele usava uma coroa e vivia dos tributos do povo. Ele era o “Sumo-Sacerdote”.
O Sumo-Sacerdote era uma figura única, sua consagração era ímpar. Feita nele
somente com o derramar do óleo da unção sobre a cabeça. Por muitas vezes comunhão significa observar as mudanças que sofrem a vida e cultura
dos homens. É contextualizar quando o tempo diz que é necessário! Construir
relacionamentos saudáveis passa por conhecer a cultura que é importante para
pessoas. O “Hermom”
(2. 800 m/30 km2) dá origem ao Rio Jordão. Ele é o maior símbolo de vida
da terra de Israel. Ele representa a cultura dos lugares. Lugares falam sobre o que carrega a nossa
identidade (Lc 22. 59). Hábitos de idiomas, alimentação, crenças e éticas. O
que dizer da igreja de Bereia? (At 17. 11). Não é a disciplina que caracteriza
os orientais? Não são os latinos um povo em cujo emoções estão mais presentes
em tudo? Se você precisar de algo em Niterói, com facilidade vai encontrar.
Seus moradores possuem um nível de educação e solicitude sem igual.
Temos
aqui duas poderosas figuras
nacionais e simbólicas. Duas poderosas figuras
de abundância e frescor. Nunca ouse definir o que é importante para Deus e
para os homens com figuras pobres e detestáveis! Desse modo Davi, pelo Espírito
Santo, define que o significado do céu é mais importante (Arão) e maior
(Hermom) do que as coisas que tem significado na terra (Sl 16. 3).
Ao afirmarmos o valor do
que vem do céu, de modo algum menosprezamos o que é da terra (Pv 27. 9). Por
que as pessoas e os lugares fazem parte daquilo que somos e do que Deus ama.
Mas a paz na terra, depende de quanto céu conseguimos derramar nela (Jo 16. 33).
A liquidez fala sobre o poder de
penetração. A verdade de Deus deve ser derramada sobre tudo o que somos e
tudo o que temos, sejam isso, coisas ou lugares! Essa é certamente uma figura
de ressurreição. Pois antes estávamos mortos em nossas ofensas e pecados. Mas
agora, banhados com essa vida que
vem do céu, exalamos o cheiro úmido de algo que tem significado (Ef 2. 1- 10).
Após um dia de trabalho
pesado ou caminhada longa, essas figuras passam a ter um sentido desejável. O
perfume nos faz esquecer o cheiro acumulado do suor na pele e nas roupas. A
memória de calor intenso vai se apagando quando a proximidade da noite trás o
orvalho. E assim é a bênção de Deus,
que nos faz esquecer as dificuldades dessa dura realidade.
Porque
ali o SENHOR ordena a sua bênção e a vida para sempre.
No
princípio, quando Deus fez Adão e Eva, suas duas realidades eram conectadas. Mas por meio do pecado de
Adão, uma delas foi comprometida. Por conta disso, Deus precisou separar as
duas coisas, para o bem da eternidade dos homens. Desde que o diabo entrou
nessa nossa realidade, uma das duas que podemos desfrutar com nossa existência
(I Co 2. 14). Ele tem levado ela a um estado de degradação, por meio de vários
artifícios. E ele vem fazendo isso muito bem desde o princípio (Jo 8. 44).
Basta ver o tempo de vida de Adão e comparar com o tempo de vida dos homens
atuais (Gn 5. 5). Sob essa ‘chave de entendimento’, podemos
compreender perfeitamente o que Jesus afirmou sobre si mesmo diante de Marta:
“Eu Sou a Ressurreição e a Vida”. Ressurreição,
à exemplo do pecado original, é a
restauração de todos esses aspectos da vida
que conhecemos em Adão (Cl 3. 1- 4/I Jo 3. 2, 3/Sl 19. 7, 8). E Vida é a ressurreição que deu certo (II
Rs 13. 20, 21/Gl 5. 22- 25). E quando essa ‘coisa’ divina dá certo, entendeu
João (em sua 1ª. Carta), somos revestidos do plano original. Isso é, uma
realidade onde o satanás não tem mais a legalidade do engano: “Sabemos que todo
aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o
protege, e o Maligno não o atinge” (5. 18). Ele, que enganando Adão,
o matou sem comprometer a sua existência. Agora em Jesus, nada mais pode fazer.
Como
Davi, isso já era perfeitamente compreendido
também por Moisés, quando ele escreveu o Salmo 90: “... de eternidade a eternidade, tu és Deus”.
(v. 2). O homem vive a sua vida em 2
ambientes apenas: Natural e Espiritual. Antes era uma só realidade, mas agora,
por conta do pecado, temporariamente separada, com suas obrigações e
privilégios (I Co 15. 19). Essa revelação ofertada gratuitamente por Davi, de
modo tão prematuro na história humana é um privilégio, um tesouro. Tal coisa,
de verdade, faz dos Israelitas um povo especial. E agora, por meio de Jesus, de
todos os que compreendem, aceitam e recebem.
Também no Salmo 92, Moisés revela seu entendimento sobre
essa paridade da vida: “Eles dão fruto mesmo na velhice, são cheios de seiva e verdejantes”
(Bíblia de Jerusalém). É preciso antes de tudo ter vida para si mesmo.
Há coisas que precisam ser apenas nossas e nunca de ninguém. Seiva e Viço falam
sobre devoção. Devoção é a minha comunhão com Deus acontecendo para mim.
Frutos falam sobre servir, ter ministério. Ministério é
a minha comunhão com Deus acontecendo para os outros. Tem pessoas que são
poderosas em Devoção, como Ana, mãe de Samuel. Outras são poderosas em
Ministério, como o profeta Samuel, filho de Ana. Jesus em seu nascimento é saudado
por essas duas fabulosas verdades (Luc 2. 25- 38). Em Simeão encontramos a
saudação da Devoção e em Ana, a profetisa, a saudação do Ministério. Os dois
tipos de pessoas são igualmente importantes numa comunidade (I Co 3. 7).
Esclarecidos os fatos que compõem essa verdade, Davi
segue a sua poesia e entendimento. Davi sabe que o amor de Deus é
incondicional, mas sabe também que Seus planos não! Tragédias nascem de
processos não observados. Muitas vezes as facilidades pavimentam o caminho das
infelicidades (Pv 30. 21- 23). Davi por toda a vida manteve junto a si,
sacerdotes e profetas. Fez isso sobre seu direito de rei. Talvez tenha aprendido
isso depois dos infortúnios que provou por conta de Bate-Seba. Percebeu em tempo que lhe sairia caro e
igualmente para Israel, não ter um entendimento perfeito sobre a vida humana (I
Cr 18. 16/I Rs 1. 8).
Não por acaso que seus homens lhe chamavam de “Lâmpada de
Israel”. Davi foi em seus dias a personificação do ‘shabat’, ensinando com sua vida que
viver é bem mais que apenas existir (Sl 51. 13). Deixou legado importante para Israel e continuou fazendo escola em
séculos. Seu próprio filho, sobre suas memórias afetivas escreveu: “Vida longa de
dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra”. (Pv 3. 16)
O Apóstolo Paulo diria nesse mesmo espírito séculos
depois: “Se esperamos em Cristo só
nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. (I Co 15.
19). Viver a vida sem que uma realidade faça parte da outra é viver uma vida
sem sentido. Fragmentos dessa
verdade estão no diálogo de Jesus com Marta e Maria (Luc 10. 40- 42) e com o ladrão da cruz. O
ladrão não negou suas práticas injustas, ele reconheceu a ‘justiça’ de Cristo. Aspergindo sua vida
natural com a realidade que vem do céu! “E
nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam;
mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando
entrares no teu reino”. (Lc 23. 41, 42 – ACF).
Esse
entendimento nunca foi estranho aos sábios e entendidos de Israel. Daniel viveu
sob essa regra, Abraão, José, Elias, Eliseu e o próprio Moisés, ao terminar o
Salmo 91 diz: “Fartá-lo-ei
com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação”. (v. 16). A bênção verdadeira de
Deus alcança esses dois aspectos da vida e a pessoa observa a vida de igual
modo. E sob esse entendimento Davi também vai dar fim a sua poesia.
“A Sua Bênção” – Fala das “COISAS” que precisamos para ter (desfrutar) uma boa vida AQUI (Sl
81. 10- 16/Dt 28. 2/Is 1. 18- 20/Mt 6. 33). Bênção em sua tradução mais fiel
significa o ‘direito
dado por Deus para ser feliz e prosperar’. Bênção é o ETERNO
assumindo a responsabilidade de te fornecer coisas para que você tenha uma vida
boa e tranquila aqui (Sl 23. 1). É o
‘pão’ que vem a cada dia, que nos alimenta e dá testemunho do cuidado e amor de
Deus. Bênção é um revestimento dado por Deus ao fiel que lhe possibilita
adquirir aquilo que ele precisa para viver bem essa vida. A história dos
patriarcas marca exatamente essa
verdade, em toda vez que nos é dito que eles ‘ficaram ricos’. Sempre digo em
minha comunidade e para os amigos que não existe ‘virtude na pobreza’. Mas é
claro que possuir riquezas sem um entendimento correto também não é saudável (Pv 30. 7- 9).
“E a vida para sempre” (Eternidade) – Fala da “VIDA” que nós precisamos ter para
desfrutar das boas coisas que Ele construiu lá! (Ap 21. 9- 11). O
Senhor prepara as coisas e a vida. Por que aqui temos a vida, mas não temos as
coisas (nascemos nu), e lá, temos as coisas, mas não temos a vida (Jo 10. 10).
Quando Moisés construiu o “Tabernáculo” foi baseado em peças que já estavam
prontas no céu (Hb 8. 5). O céu é uma realidade bem descrita nas Escrituras
Sagradas. Lá tem um Rei, súditos, exércitos, palácio, templo, ruas e um lugar para
todos aqueles que creem (Jo 14. 2). Isaías e Paulo lançando
luz sobre essa realidade dizem: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E
não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam”. (I
Co 2. 9).
Então,
diante disso, eu não preciso me preocupar com as coisas daqui ou de lá! Eu
preciso me preocupar com RELACIONAMENTOS (Lc 16. 25). Por que foi por eles que Jesus morreu!
Jesus morreu para devolver uma família para Deus (Rm 8. 29). Para unir o que o
pecado separou e destruiu (Rm 3. 23/Is 55. 6). Não
somos salvos por relacionamentos, ainda que eles sejam amados por Deus em sua
verdade, somos salvos pelo Jesus que morreu por relacionamentos. E não
foi por eles que o ETERNO trouxe Elias do exílio na Síria. Para por meio dele
fazer voltar os seus corações dos ídolos? Não foi por isso, que após 40 anos,
Moisés foi encontrado no deserto de Midiã? Não é por acaso que o espírito mais
precioso da igreja seja a ‘reconciliação’. Comum (o que nos torna comunidade) a todos
os que experimentam o novo nascimento (II Co 5. 18- 21).
O
Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó é UM DEUS que ama relacionamentos. Jesus, segundo João, em
sua 1ª Carta, diz que Ele deu Sua vida na Cruz para você ser salvo por UM
relacionamento e valorizar todos os outros que existem em sua vida (I Jo 5. 11,
12).
E como é bem-aventurado aqueles que se banham, se umedecem e se encharcam
dessa verdade em todo tempo!
um
trabalho de 12 anos, com mais de 780
textos publicados.
livro publicado pela editora Reflexão em 2017.
22/10/2017 –
Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
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