Desvendando o Código Samaritano!



DESVENDANDO O CÓDIGO SAMARITANO.

“E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José”. (Jo 4. 4, 5 – ACF)

Algumas vezes uma mensagem precisa encontrar um lugar que dê destaque a sua importância. Quem poderia se esquecer das palavras de Neil Armstrong ao pisar na lua ou das palavras de Martin Luther King, quando de sua marcha sobre Washington? Há ocasiões que não basta apenas ter o que falar, é preciso encontrar o lugar e o público certo.

Então existiu essa ‘mulher samaritana’, desesperada por encontrar Deus por meio de relacionamentos. Sua vida, seus anseios e seu domicílio faziam dela a ocasião perfeita para mandar um recado para toda a humanidade (Ef 2. 14, 15). Por isso, João diz: “E era-lhe necessário passar por Samaria”.

Já era seu sexto marido, e não era bem um marido, e sim mais uma busca, que talvez lograsse êxito. Samaria era o lugar perfeito para dizer a humanidade que não somos salvos por relacionamentos, mas pelo Deus que os ama, e que enviou Seu filho ao mundo para que eles fossem verdadeiros; com Deus e com o próximo! Não somos salvos por que encontramos relacionamentos verdadeiros. Somos salvos pelo Deus verdadeiro que ama relacionamentos (I Jo 1. 5- 7).


E essa é uma mensagem que tenho repetido sempre: “Que Jesus morreu por relacionamentos, por que Deus os ama e deseja que eles sejam restaurados. Logo, não somos salvos por relacionamentos, mas pelo Jesus que morreu para que nada os prejudicasse” (Is 59. 1- 4). Cada verdade do Evangelho encontra em certo lugar sua embaixada. Samaria era o lugar para se aprender da importância do Deus que ama relacionamentos. Mas havia outras verdades e outros lugares esperando para dar destaque ao que Jesus ensinava: “E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia”.

E nisso está a beleza do Evangelho de Cristo, que em cada lugar onde é anunciado, um aspecto de sua divina natureza ganha destaque. Um planta, outro rega e outro depois colhe! E que há uma verdade para Jerusalém, Samaria e para cada cidade até os confins da terra! (At 1. 8/I Co 3. 6- 8).

Ney Gomes - 19/06/2019Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas