OLHOS VERDES EM TERRA DE CEGOS.

O Apóstolo, o Amigo e o Útil.


OLHOS VERDES EM TERRA DE CEGOS.

“... Porque me é muito útil para o ministério”. (II Tm 4. 11)

Claro que quando confrontadas, algumas verdades sempre vão se sobressair. É o caso recente que se lê nas redes sociais onde se fala de Lázaro. Sobre Lázaro ser amigo de Jesus e de como isso é importante “no contexto” de comunhão, mais importante que ser apóstolo. No entanto, mais importante que ser apóstolo ou ser amigo, é ser ÚTIL.

Marcos (o escritor do 2º. Evangelho do NT) era sobrinho de Barnabé e discípulo de Pedro. Ele preenchia as condições de amigo e obreiro perfeitamente. Marcos porém não era útil, e não o foi por um bom tempo. Tal condição, provocou mesmo um afastamento entre seu tio e Paulo, o apóstolo dos gentios (At 15. 38, 39).

Se os três conceitos fossem confrontados, ser útil levaria a melhor sobre os outros dois. O REINO DE DEUS não cresce sobre inúteis amizades ou sobre amizades inúteis. E é bom que se saiba disso sempre, como bem nos ensinou JESUS: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15. 14). Um AMIGO ou APÓSTOLO que não obedece é um inútil! Isso disse Jesus aos apóstolos que eram seus amigos.

Tempos depois Paulo enxerga Marcos pronto para servir a Deus, e são essas palavras que coroam seu testemunho: “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o (...) Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério” (Cl 4. 10/II Tm 4. 11).


Ney Gomes - 28/06/2019Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas