TEOLOGIA DA ORAÇÃO PARA LEIGOS (AT 2. 46).






TEOLOGIA DA ORAÇÃO PARA LEIGOS (AT 2. 46).

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. (At 2. 44 – ACF)

A Bíblia é um livro de fé, e nessa verdade a maioria de sua mensagem é impositiva. Mas nem por isso, incompreendida. É fácil entender a Bíblia, mas nada vale entender sem obedecer! Como mensagem impositiva ela diz:  “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus!” Mas como mensagem inteligível ela diz: “... de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. (Dt 6. 5)

Como mensagem impositiva ela diz: Vós, maridos, amai vossas mulheres!”  Mas como mensagem que se pode compreender ela diz: “... Como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”. (Ef 5. 25, 26 – ACF). Ela de primeiro ordena, e depois explica para quem aceitou o ordenamento, como alcançar e o benefício. Desse modo, é fácil de entender por que ela não promove resultados na vida de quem apenas compreende. Primeiro você obedece o comando, para depois você entender o comando: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. (Jo 15. 14)

Em ATOS, Lucas vai nos dizer que a igreja ‘perseverava na oração’. Orar, entendia a igreja, era uma ordem, um sacramento (2. 42). Nessa linha de entendimento, Lucas libera a ordem e depois libera a compreensão do ordenamento.

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”.
(At 2. 46 – ACF).



A oração é uma ordenança por que apenas ela é capaz de produzir (em Deus) dois poderes que aos homens é fundamental. Por meio da oração e só por ela, os homens recebem a alegria da salvação.  Alegria é a força que recebemos de Deus para herdar o Reino. Como Jesus bem nos ensinou, o Reino de Deus é tomado a força e os que usam de força se apoderam dele (Mt 11. 12). Neemias nos explica que a ‘alegria do SENHOR’ é a nossa força (Nm 8. 10c). Em Romanos, Paulo nos descreve a alegria como um dos fundamentos do Reino de Deus (14. 17). Oração é o tempo que pertence a Deus e que não deve ser roubado ou vendido para terceiros (I Ts 5. 17).

Ora, se a ALEGRIA é a força para tomar o Reino de Deus, SINGELEZA é o seu oposto. Singeleza é a força que vem da oração e que nos possibilita resistir ao reino dos homens. Singeleza, sinceridade, simplicidade, todas essas coisas definem perfeitamente a humanidade de Jesus (Fl 2. 5- 9). Se a alegria é importante para Deus, sinceridade é importante para os homens. Encontramos numa vida de oração a perfeita fortaleza que nos protegerá contra as seduções desse mundo. A poderosa ilustração disso pode perfeitamente ser encontrada em Jesus, e seus dias de tentação no deserto (Mc 1. 12, 13).

A salvação é vivenciada no equilíbrio dessa verdade. Que é preciso força para herdar o Reino de Deus e fortaleza para resistir ao reino dos homens. Mas nada disso lhe será uma verdade se você não ORAR! Por que orar é o mandamento, mas entender é opcional!

Ney Gomes - 09/07/2019Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas