I João - Cristandade Simples (12).



SEMENTES.

“Filhinhos, eu vos escrevo porque os vossos pecados foram todos perdoados, graças ao nome de Jesus”. (I Jo 2. 12 – KJA).

            Talvez alguém olhe para dentro de si mesmo e diga: Eu não tenho nada a oferecer! João, que viu o nascimento de inúmeras comunidades não pensava assim. Não somos como a sociedade de mágicos ou como a maçonaria. Não precisamos ter muito para receber aceitação; precisamos somente ter algo de onde tirar para a contribuição. Não carece de ser exagerado, carece de ser de nosso íntimo, de nossa crença. Se tivermos algo por onde começar, logo o pouco se transforma em muito; assim é que nascem as igrejas.

Tenho algumas lembranças de minha infância em Realengo. “Nininha” que cuidava de mim e de minha irmã enquanto meus pais trabalhavam, era crente da AD. Ela costumava vez ou outra me levar para a igreja com ela pela manhã. Na AD (que ficava poucos metros da E. M. José Pancetti) do início dos anos 80 tinha aquela separação de pessoas por bancos, e eu me sentava com as crianças de minha idade. Ali, sentadinhos, esperávamos por nossa vez de contribuir, cantando um hino ou lendo uns versículos. Essas contribuições tendem a ficar mais volumosas à medida que somos discipulados. E esse é o pensamento de João descrito a partir do v. 12. Sua graça em nós dá origem a tudo o que sabemos, e que sobre isso vamos desenvolver. Suas palavras apontam para coisas que existem no coração e na crença; perdão, fé, confiança, filiação e fôlego. Devemos passar o tempo necessário dentro da comunhão, para que a comunhão produza dentro de nós o necessário para todo o tempo. Como você bem sabe, existem tempos e tempos, e é preciso saber lidar com eles e com suas matizes.

Mas adiante João expõe como se dá um verdadeiro IDE: “Permaneça em vos o que ouviste desde o princípio (tempo que se fica). Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes (o que se aprendeu pelo tempo na comunhão), também permanecereis vós no Filho e no Pai (o produto da comunhão para todo o tempo)”. E assim é que eles faziam igreja; antes da ganância de quem só pensa em números, dinheiro e fast-food.

Ney – Verão. 09 de Fevereiro de 2011.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas