Estudos - Fruto do Espírito (01).

Por Ney Gomes - 24/03/2013.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10 


COMO PLANTAS MADURAS.

Introdução a EBD.

“Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades, e deis frutos; e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda”.

(João 15:16)

As videiras crescem em toda a palestina. Todo o ano, os agricultores podam os ramos para que as arvores produzam frutos de alta qualidade. Jesus afirmou que Ele era a videira “Verdadeira”, usando a planta e seus ramos como uma analogia para mostrar que o crente deve permanecer (viver) nele (Cl 2. 6). Os ramos não têm nenhuma fonte de vida em si mesmos, mas recebem a vida da videira. Sem ela não pode produzir fruto e não prestam para nada. O Cristão que frutifica tem seus desejos atendidos pelo Pai, porque Deus sabe recompensar Seus filhos. Observe que, quanto mais frutíferos, mais abençoados são. Isso não se trata de uma troca, mas de uma recompensa para quem cumpre princípios. Na verdade, não existem motivos para a pessoa não frutificar. Para esse decreto vir, você deve entender que precisa estar possuído pelo Espírito Santo. Este decreto não pode ser entendido nas emoções, nem na mente; esse decreto não será captado pelo intelecto, mas por homens e mulheres que estejam tomados pelo Espírito Santo de Deus (Rm 12. 1, 2). 

Ω     A Palavra de Deus determina o que acontece dentro de nós.

Hoje entenderemos a diferença da escolha divina e o propósito divino. No Plano de Deus não há lugar para esterilidade, Ele não projetou uma igreja estéril e sim uma igreja poderosa, conquistadora. Nesse projeto não há lugar para SEQUIDÃO. A Igreja do Senhor Jesus é viva e dinâmica. Toda pessoa que faz parte dessa igreja entrará na mesma dimensão do Verbo, que é vida. 

Ω     Nossas decisões determinam o nosso futuro.

Temos que ter a mesma postura de José – ele foi um ramo frutífero junto à fonte e seus ramos corriam sobre o muro, a fonte de José era o Senhor (Gn 49. 22/Sl 87. 7). Não há muro ou barreira que impeça aquele que está em Deus de avançar! A Videira Verdadeira produz vida. Jesus veio para nos dar vida, e vida em abundância. Quem ficar fora da Videira secará. Muitos estão como ramos secos, sem vida. Jesus nos chamou para ganharmos almas, essa paixão por multiplicação está no nosso DNA (Jo 15. 7 e 8).

“E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” (Lc 10. 40)

         A Bíblia nos ensina que para gerar frutos que permaneçam precisamos permanecer em Deus, sendo fruto que permanece (Rm 6. 22). Só seremos frutíferos se permanecermos em Deus. Mas muitas vezes estamos como Marta, desligados de Jesus, preocupados com muitas coisas. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe foi tirada (Lc 10. 38- 41). Temos que ter o hábito de ler a Bíblia, ouvir a Palavra e meditar no que ela diz. Dessa forma cuidaremos de nós mesmos e teremos condições de cuidar de outras pessoas. Quem ama cuida. Se eu quero frutificar, não posso ter parceria com o pecado. Tratar o pecado às vezes não é muito fácil, às vezes traz tristezas, dores; mas precisa ser encarado com seriedade.

Onde há pecado, não há crescimento, nem vida, nem fluir, nem agir (Pv 28. 13). Se houver pecado não haverá vitória! Por causa de Acã, da tribo de Judá que pegou uma capa feita na babilônia, 2 kg e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas e uma cunha de ouro (Js 7. 21). O povo de Deus foi derrotado em Ai, por causa do pecado oculto de Acã (Js 6. 19).



Comentários

Postagens mais visitadas