Estudos - Fruto do Espírito (02).

 

Por Ney Gomes - 31/03/2013.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

AS OBRAS DA CARNE E SUAS MANIFESTAÇÕES.

Identificando e rejeitando a velha vida.

Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito”. (Gl 5. 25)

VERDADE PRINCIPAL. 

Em cada crente há uma batalha espiritual (a luta da carne contra o espírito). A carne aqui significa o conjunto de impulsos pecaminosos que domina homem NATURAL. As Obras da carne estão classificadas em pecados de ordem moral, religiosa, social e de natureza alimentar. A natureza pecaminosa deseja sempre a coisa errada e os que se submetem aos seus impulsos nunca experimentam uma libertação EFETIVA. Quando seguimos as inclinações da carne só encontramos morte, fracasso e falência. Por que a lei da carne é morte! Viver no Espírito é subjugar a carne e isso gera conflito interno (I Pe 2. 11). E a importância que damos a um estilo, determina a sua vitória sobre o outro! (Gl 5. 16, 17) 

Classificação das Obras da Carne (obras da natureza pecaminosa).

1.       Pecados de Ordem Moral – Prostituição, Impureza, Lascívia. São pecados cometidos no corpo e pelo corpo (I Co 6. 18). Imoralidades, impurezas, indecências, luxúrias, As pessoas que são vencidas por isso, quase sempre invertem a ordem das coisas. Logo, essas se permitem a viver nos mais baixos padrões de moralidade.

2.      Pecados de Ordem Religiosa – Idolatrias, Feitiçarias (rebelião é feitiçaria), Curandeirismos e Sincretismos. São pessoas que levadas por erros, enganos e desejos de enriquecer (Avareza, Cl 3. 5) se prestam a distorcer a Palavra de Deus. Outras pelo desejo de poder e controle fazem as mesmas coisas. As pessoas que não possuem conhecimento e discernimento do Espírito são presas fáceis para gente assim (I Jo 4. 1- 3).

3.      Pecados de Ordem Social – Há uma lista quase interminável desses pecados (Rm 1. 29- 31). Aqui o Apóstolo apresenta alguns deles: “Inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias (gente facciosa), invejas e homicídios”. Essas coisas, outrora, normais em nós, não possuem mais lugar. Na NOVA SOCIEDADE (igreja) os valores e padrões são outros, bem mais elevados!

4.     Pecados de Ordem Alimentar – O mundo ocidental tem deixado esse pecado bem claro nos últimos séculos. No transformar “o pão nosso” num produto com alto valor agregado. A Bíblia fala de bebedices e glutonarias “e” coisas semelhantes a essas! Talvez seja essa uma profecia sobre uma garrafa de vinho custar mais de 50 mil reais e um prato de comida custar mais de 3 mil reais.

Conclusão.

O Fruto do Espírito é o resultado de uma vida entregue e redimida por Jesus. Algo que acontece com alguém que entrega seus caminhos a Deus através do arrependimento (Cl 3. 1). Não é o resultado de uma imposição religiosa, ou de qualquer sistema religioso legalista e histórico (Gl 6. 15). O Espírito Santo é que opera essa transformação em nossa vida. Não podemos – como alguns desejam – viver uma FÉ INCORPÓREA (Gl 6. 7). A fé se manifesta de dentro de nossa vida, hábitos e crenças. Ela não é como uma roupa bonita, guardada em uma gaveta a nossa disposição. Aguardando ser usada! A fé é diária, uma conquista que se aprofunda em nossa alma e que provoca maravilhosas mudanças. Sem fruto, o próprio DOM tende a desaparecer! (I Co 13. 8, 9)   

 


Comentários

Postagens mais visitadas