Estudos - Fruto do Espírito (04).

 


ALEGRIA.

(O Amor em estado de Contentamento). 

O fruto do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primícias da glória eterna e de uma NOVA vida por Cristo anunciada. A alegria do Espírito Santo é toda sobrenatural e penetra até o fundo da alma (II Co 7. 4).

VERDADE PRINCIPAL.

“Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”. (Jo 15. 11).

Uma pessoa alegre é uma pessoa que está em um estado de viva satisfação, de vivo contentamento, dizem os dicionaristas. É a forte impressão de prazer causada pela posse de um bem, ou seja, é a consequência de alguém ter recebido a salvação, a vida eterna, quando aceita a Cristo como seu único e suficiente Salvador (Rm 14. 17). Por isso, Jesus mesmo disse aos discípulos, quando eles voltavam alegres pela bem-sucedida missão de pregação nas aldeias judias, que eles deveriam estar alegres ao saber que seus nomes estavam escritos nos céus (Lc 10. 20).

NA MORADA DO ALTÍSSIMO.

“A alegria que o SENHOR da fara com que vocês fiquem fortes”. (Ne 8.10b NTLH). 

A palavra para alegria é chara (Gr, cara) e se deriva de charis, é palavra para “graça” cujo origem está em Deus. Isto sugere que a “alegria”, algo que todos desejam, nasce e se alimenta de um íntimo relacionamento com Deus. Quem procura alegria de qualquer outra fonte, na melhor das hipóteses poderá encontrar algo até prazeroso, pelo menos por um tempo, mas não o estado duradouro e bem interiorizado de alegria da salvação. A palavra “alegria” vem de “alegre”, que os dicionaristas de nossa língua dizem ser uma palavra que vem do latim “alacer”, cujo significado primeiro era “vivo, animado, feliz, bem-disposto”. “Feliz”, por sua vez, tem sua origem em “felix”, palavra latina que vem de “foecus”, que significa “fecundo, fértil”. Observamos, portanto, que, pela própria origem da palavra, notamos que a alegria está vinculada a uma fecundação, que como vimos no início deste trimestre, nada mais é que a figura do novo nascimento (Sl 4. 7). Deus é um ser alegre, ungiu o Filho com óleo de alegria, o Espírito Santo nos inspira alegria, a nova vida produz o fruto da alegria, e os anjos também se alegram. A alegria é uma virtude divina! 


OS OBSTÁCULOS À ALEGRIA ESPIRITUAL

“E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus”. (Romanos 5.11 NTLH). 

O primeiro destes fatores que diminuem a alegria espiritual é o desânimo (Fl 2. 2/Jo 16. 33). Outro fator que prejudica a nossa alegria espiritual é a dúvida, ou seja, a falta de fé (Tg 1. 6). A falta de fé impede o fortalecimento e a consolidação da alegria espiritual. Tanto que, na parábola do semeador, Jesus mencionou que aquele que O aceitar, mas que não desenvolver uma fé fecunda, que tiver limitação nesta fé, acabará por se perder (Mt 13. 5,6,20,21).


Conclusão.

Esta alegria é mostrada por Jesus no sermão do monte de um modo específico, ao dizer que " bem-aventurados os que choram, porque serão consolados." (Mt.5:4). O próprio Jesus, por duas oportunidades, chorou publicamente (Lc 19. 41; Jo 11. 35), mas, dizem-nos as Escrituras, que sempre foi consolado (Lc 22. 43).


Por Ney Gomes - 28/04/2013.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

  1. As experiências que estamos vivendo, nos mostra que; se não tivermos Fé! Não chegaremos às aguas profundas da graça de Deus PAI!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas