Estudos - Fruto do Espírito (05).

 


BONDADE.

(O Amor Ajudando). 

“Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros”. (Rm 15. 14) 


INTRODUÇÃO.

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa diz que “bondade” é “qualidade de quem tem alma nobre e generosa, é sensível aos males do próximo e naturalmente inclinado a fazer o bem". Pelo que vemos dos lexicógrafos, a palavra “bondade” (agaywsunh, agathosune) está vinculada à ideia de “fazer o bem”, é a prática de ações que trazem o bem para os outros, para os semelhantes. É a ação que realiza, que concretiza o desejo bom que há no coração do servo de Deus. Através da bondade, o desejo, o querer bem às pessoas se torna uma realidade, é uma ação concreta que traz bem às pessoas. Esta mesma ideia é expressa pela palavra “misericórdia”. É o amor em ação. “Fazer o bem” ou literalmente “ser útil” para os outros (Tg 1:27).       

 

O SER BONDOSO.

Depois de bem-disposta a mente em relação a si mesma, cumpre ajustá-la em relação ao que lhe está ao redor: o próximo. Isto se dá, em primeiro lugar pela bondade, isto é, pela “vontade de agir bem”.[aa] Por efeito de nossa união com Deus, somos compelidos pelo Espírito Santificador a beneficiar os outros (Mt 5. 16). A bondade é a prática do bem em favor do outro, é a concretização em atitudes do desejo que, como vimos, representa a benignidade. A bondade nada mais é que o amor em ação. Por isso, entendemos que, ao estudarmos a bondade do crente, também devemos levar em conta o que as Escrituras falam sobre a misericórdia, que os dicionaristas identificam como sendo o sentimento despertado pela infelicidade de outrem, a atitude que se faz em favor de quem está necessitando de algo, a “imensa bondade”. Perceba que a manifestação do fruto do espírito, é cada vez mais voltada para os outros e não propriamente para nós. É aí que percebo um detalhe importante: Em Cristo, a vida está em doá-la aos outros. Essa é a máxima do Evangelho porque é a máxima de Deus.

O incentivo de que precisamos para exibir estes excelentes traços do caráter foi fornecido por Cristo, pois é devido à gratidão que os crentes sentem para com Cristo que os usam para adornar sua conduta. O exemplo, também, em conexão com todos eles, foi dado por ele. E as próprias virtudes, associadas ao poder para exercê-las, são doadas pelo seu Espírito. #Bondade é muito semelhante à benignidade, porém há diferença. Benignidade é a característica da pessoa que faz o bem. Ela não faz o mal. Bondade destaca a excelência do caráter. A bondade trata da moralidade da pessoa. Bondade não apenas descreve uma pessoa que faz o bem, mas descreve uma pessoa de bom caráter, uma pessoa de coração puro. 



CONCLUSÃO.

“Pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade”. (Ef 5. 9)

Bom, diante disso, o que faremos? Será que logo ali, bem ao nosso alcance não há alguém que precise do Amor do nosso Deus? Vamos deixar a bondade fluir em nós e fazer a vontade de Deus. Todas as vezes que leio sobre a Igreja chamada Primitiva, vejo nos relatos a alegria em que viviam debaixo de tantas perseguições e suas vidas se resumiam em servir a Deus anunciando o Evangelho. Hoje vivemos dias mais fáceis na pregação, porém, mas difíceis em outras coisas, pois os dias são maus e satanás está cada vez mais desesperado com a chegada do fim. Há espaço para nós, tem vaga para muitos outros além de nós!

 

Por Ney Gomes – 14/03/2013.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas