Série Filipenses (2002) - Um Rascunho Teológico.

                                                             De: Ney Gomes [mailto:neygms@xxxxxxx.com]
Enviada em: sexta-feira, 23 de agosto de 2002 12:42

Assunto: Para o fim de semana

 

FILIPENSES TRÊS

(Santidade progressiva. Um rascunho teológico)

 

"...Mas considero tudo como completa perda por causa daquilo que tem muito mais valor: O conhecimento de Cristo Jesus, o meu Senhor"...

(Fl 3. 8 na Ling.. de Hoje - grifo meu)

 

   Depois de um certo tempo lendo uma mesma epístola, você começa a entender a mente do escritor, pelo menos é isso o que acontece com quem gosta de ler. Numa análise mais detalhada, percebemos que por volta do capítulo dois de Filipenses, Paulo já havia decidido terminar (porque todas as vezes que ele começa a falar de pessoas e obreiros, significa que é o fim), mas algo inesperado chegou ao seu conhecimento, e de certo, eram notícias terríveis. Então impulsionado pelo poder das novas circunstâncias, ele se estende mais um pouco, e cria o capítulo mais rico de sua carta, o terceiro! 

   Segundo o dicionarista, empírico é tudo aquilo que é baseado somente na experiência. Em outras palavras, é algo transcendental, isto é, que ultrapassa o conhecimento de nossa atual ciência, e porque não dizer futura também. O terceiro capítulo de Filipenses, é o mais amplo sobre esse assunto . Ele fala de uma experiência pessoal com Cristo, através de um relacionamento íntimo e sincero!

Não adianta buscar a plenitude na letra, pois ela só tem poder uma vez que se torna prática. Apesar de Paulo ter sido um homem culto, ele deixa bem claro que o que importa mesmo é conhecer Cristo, sua Graça, Poder e Riqueza. Algo assim, é mais profundo que a sarça ardente, do que o monte Sinai fumegando, o Mar Vermelho se abrindo, Jordão, Patmos e etc. Paulo trata da presença Real de Cristo, a própria Eternidade, a Fonte de toda vida! Que uma vez manifesta naquilo que chamamos de Teofania (logofania), tem o poder de distorcer todos os valores humanos e temporais que conhecemos (Mc 14:9 – Jo 1:50). Paulo está falando de algo mais concreto que uma simples imagem refletida no espelho (I Cor 13:12), uma experiência com Cristo e insubstituível! (At 18:9 e 11 - 23:11) 

   Quando se conhece Cristo dessa maneira, é apropriado chamar o resto de ESTERCO (ou Lixo!) O propósito de Paulo era levar os Filipenses a enxergar que o fim dos problemas viria logo após uma experiência com Cristo, algo conquistado através da oração! Paulo nos chama a fazer parte de um grupo seleto de Cristãos, pessoas que tem um discurso tão absurdo quanto uma verdadeira vida Cristã (II. Cor 12:10 – Rm 8:18 - Col. 1:24 - II Tm 2:3).

Para Paulo, tudo era uma questão de ótica! de como encarar as coisas (Gal 6:14). Como você acha que é a vida ao lado de uma Pessoa que faz com que a tristeza em sua presença dance de prazer? (Jó 41:22). Procurei deixar de lado minha maneira de escrever para te transmitir o que realmente interessa; O viver em Cristo.

Deixe, abandone sua vida normal/natural, mergulhe numa busca profunda por Cristo e o que Ele tem para te dar!

Veja as palavras de Paulo: 

 "Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e ter uma experiência do poder da sua ressurreição"... (Fil 3:10 - Ling. de Hoje)

 

Jesus te ama, mas isso não é tudo, podes crer! (I Cor 2:9 - Is 64:4)

 

 

Ney Gomes - 23/08/2002. - Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

#projetoFilipenses20anos

 


Comentários

Postagens mais visitadas