Série Filipenses. O Hálito de Deus (2008).

     Em 2002 (então com 5 anos de convertido) eu achei que estava crescidinho para escrever um comentário bíblico sobre "Filipenses". Foi para mim mesmo a confirmação de que Deus me chamava para o ensino e cuidado. Em 2007, observando o primitivismo dos primeiros comentários resolvi por editar alguns. Mas não levei na época o intento até o fim!

Pois bem, essa iniciativa vai fazer 20 anos em 2022 e eu vou reeditar alguns comentários e escrever outros para comemorar esse feito e descoberta! Você é meu convidado para embarcar nessa viagem de conhecimento, de grãos de entendimento! 

Obs: Esse comentário estava perdido na pasta e por algum descuido em não publiquei. Ele está como o escrevi em 2008, sem alterações. Boa leitura!


FILIPENSES. A FACE PROFÉTICA DA IGREJA. 

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus”.

(Fil 1. 27, 28 – NVI).

 

         Gosto de pensar que PALAVRA PROFÉTICA significa sentir o hálito de Deus. Deus é Espírito e claro que não tem hálito, mas, se tivesse sentiríamos quando um [santo] profeta falasse. Se fosse assim haveria menos problemas espirituais na igreja. Não dá para sentir o hálito de Deus, porém dá para ver a sua boca. E a boca de Deus é a igreja. Ela é encarregada de anunciar a vontade de Deus para seu tempo e para a sua cultura. A mensagem maior certamente é aquela que fala de segurança, e nesse caso a maior mensagem fala sobre a própria igreja. A igreja é a instituição mais poderosa da terra e a sua importância é sempre apontada no passar dos séculos. A vitória sobre os séculos é a maior profecia que existe; a mensagem verdadeiramente incontestável. 

         No primeiro século [da era Cristã] a mensagem de segurança estava guardada na verdade de que a igreja está acima do sofrimento. No século segundo estava na verdade de que a igreja é mais importante que os Apóstolos [e as testemunhas oculares]. No terceiro século na verdade de que a igreja está acima dos poderes temporais [governos humanos] e para cada tempo ela tinha uma mensagem e um aspecto de sua natureza para demonstrar. De uma coisa eu tenho certeza:  – Seja qual a mensagem de Deus, seja qual for o tempo, seja qual for à cultura; a igreja e a sua finalidade estarão sempre recebendo destaque. O que torna essa sentença numa verdade é o fato de que a igreja sempre estará no centro de nosso relacionamento com Deus. Dói-me ver a igreja hoje recebendo destaque por causa de homens. No passado se associava à importância das pessoas à igreja, porém hoje, se associa a importância da igreja aos homens. E qual é o resultado disso? DESASTRE! Nunca se ouviu sobre tantos escândalos e descasos. E isso se faz por homens que se dizem profetas do Altíssimo. Quem está com a razão os homens ou a igreja? Se estivéssemos num tempo de maior sensatez, eu seria queimado por fazer essa pergunta, mas, diante de tanta loucura, quem me acusará? (Em 2008 eu não tinha ideia que isso iria só piorar!)

 

         A mensagem de Deus para esse tempo não é de prosperidade e paz, mas, de alerta e vigilância. Deus nos confiou a mensagem que condena a mentira, o engano e o descaso. No primeiro século desse milênio temos a responsabilidade de demonstrar que a igreja é a melhor coisa de Deus para os homens. E que o amor de fato é divino e venerável (Mt 24. 12/I Cor 12. 31). A última mensagem da igreja ante a vinda de Cristo fala sobre a natureza da verdade que deve existir na Cristandade. Se o mundo se prepara para o HOMEM DA MENTIRA, a igreja aponta para o HOMEM DA VERDADE. Num duelo nada titânico, porém de gigantesco antagonismo (II Ts 2. 9- 12). Jesus profetizou sobre a dificuldade de nosso tempo, Ele disse que o que contamina o homem não é o que entra na sua boca [os novos Cristãos], mas, o que sai dela [os falsos pastores e profetas]. Eu não consegui ainda descobrir a mensagem da igreja de meu tempo, tudo o que vejo é a língua dando nos dentes e vice e versa, no sentido real da interpretação. A língua e os dentes brigam para saber quem manda na boca. Enquanto isso, o céu [da boca] parece que pode esperar. De uma coisa eu sei, é que, se a igreja não abrir a boca, ninguém verá nenhum tipo de céu.


Ney Gomes - 19/08/2008. - Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

#projetoFilipenses20anos


Comentários

Postagens mais visitadas