Série Filipenses (2002) - Conselho Vísceral
UM CONSELHO VISCERAL
(Falando ainda sobre diferenças boas – Fil 2. 1- 11)
"Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa". (Fil 2:2/ARC - grifo meu)
Parece antagônico dizer isso, mas a mesma coisa produz coisas diferentes! (nota de 2021 – no que diz respeito à igreja, fazer sempre a mesma coisa produz novidade de vida)
Pelo menos é isso que o Apóstolo Paulo quer fazer seus amados Filipenses entenderem. Fica claro quando lermos a epístola que seu problema consistia naquela "doutrina" que chamamos de "achologia" (doutrina do eu acho isso, acho aquilo). Cada um se comportava de acordo com o que achava (melhor!?), e esse pensamento pelo que percebemos estava destruindo a comunhão da igreja (veja o caso de Evódia e Síntique – 4. 2). Para tentar acabar com o incômodo, o Apóstolo lembra (entre outras coisas) que Cristo abriu mão de seus interesses pessoais (suas prerrogativas divinas) quando se propôs a tornar-se homem e morrer e sofrer em nosso lugar.
Logo, os Filipenses deveriam fazer o mesmo por mais difícil que fosse, e era! Seu exemplo era maior. Há essa altura Paulo afirma que quem quer ser diferente, deve o fazer sendo igual aos outros. Parece ser complicado, mas na prática é bem mais fácil! (na vida Cristã, conceitos como fácil e difícil podem conviver lado a lado). O que Paulo quer dizer, é que o Espírito só pro... (aqui o email de 2002 estava corrompido em um grande pedaço. Mas acredito que o que eu quis dizer é que o “Espírito só produz vida onde há unidade”.)
Quando uma igreja enfrenta problemas tão íntimos, suas soluções têm que ser de caráter "visceral". Algo que realmente resolva a questão. Paulo possuía uma autoridade ímpar, e isso era individual, ele sabia que qualquer conselho seu seria acolhido com grande estima pela igreja. E ele não hesitaria em usar esse poder pessoal em favor deles. Que bom seria se nós usássemos o poder que nos foi dado para fazer esse tipo de diferença (e não indiferenças).
O
Apóstolo era diferente por que fazia questão, à exemplo de seu Mestre (v. 7),
de ser igual aos outros. Não há declaração de Amor maior do que essa (Jo 15. 13),
de abrir mão de nosso individual em favor da coletividade (v. 3). Que desde já,
possa ser esse o nosso exercício individual (v. 14), a busca do mesmo
sentimento, ânimo e abdicação que houve em Cristo
Jesus.
Ney
Gomes - 02/07/2002. - Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos
colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
#projetoFilipenses20anos
Visceral- Relativo às vísceras, profundo, entranhado.
Abdicação- Renunciar voluntariamente a cargo, dignidade ou poder de que estava revestido. Abrir mão, desistir, resignar.
Ânimo- Gênio, índole ( entre outras coisas, por que não dizer comportamento).
Ps: Ambiente limpo, não é o que mais se limpa. Mas sim o
que menos se suja.
Em 2001/2002 (então com 5 anos de convertido) eu achei
que estava crescidinho para escrever um comentário bíblico sobre
"Filipenses". Foi para mim mesmo a confirmação de que Deus me chamava para o ensino e cuidado. Em 2007, observando o primitivismo dos primeiros comentários
resolvi por editar alguns. Mas não
levei na época o intento até o fim!
Pois bem, essa iniciativa vai fazer 20 anos em 2022 e eu vou reeditar alguns comentários e escrever outros para comemorar esse feito e descoberta! Você é meu convidado para embarcar nessa viagem de conhecimento, de grãos de entendimento!
Comentários
Postar um comentário