Série Filipenses (2002) - Só mais uma Coisa...
SÓ MAIS UMA COISA!
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças".
(Fil.4:6 - grifo meu - ARC)
Existe
um dito popular que é verdade, e ele diz o seguinte: " Que amigos sempre tem o que
conversar". Como se
não bastasse o Apóstolo falar para os filipenses de todas as coisas
possíveis sobre Cristo e
vida Cristã (pessoalmente e por
carta), ele vai terminando como quem não quer terminar sua epístola,
falando de uma das
coisas mais importantes para o
Cristão:
- Paz que vem por meio
da oração! (4: 6).
Um assunto necessário e vital para uma vida Cristã equilibrada!
As falsas religiões buscam-na, mas só Cristo a possuí (Jo 16: 33), e Ele nos tem oferecido gratuitamente, através de um relacionamento com Ele. Muitos citam Fil 4: 13 sem entender ao menos o valor de seus benefícios, nem tão pouco o seu fundamento. O que leva o coração de um homem a não se abalar com as muitas transformações e distúrbios que o mundo sofre e enfrenta?
Uma leitura inspiradora! |
Segue um pequeno esboço desse assunto.
G1- (Mat 26: 36-46)
Jesus nos dá o exemplo.
(A humanidade de Cristo em todo seu potencial)
Na Bíblia, 6 é o número que diz respeito as coisas do homem, e não é para mim nenhuma coincidência, que uma das passagens que mais realçam a humanidade de Jesus seja pelo menos em Português, cercada por esse algarismo. O homem alcançando PAZ em meio a transferência emocional realizada por meio da oração. Em um mundo corrido e cheio de ansiedades, a oração é fundamental. Jesus orou para enfrentar e se livrar da agonia no Getsêmani.
F2- (Fil 4:
6)
Paulo nos exorta à prática.
Num contexto mais simples, súplicas é um tipo de oração onde a pessoa se esforça para descarregar em Deus sua carga emocional, prejudicada pelas ansiedades da vida. Afinal crente também enfrenta problemas com a ansiedade.
Uma vida de súplicas anula totalmente a força de sentimentos puramente humanos como agonia, indiferença, inferioridade, abandono e coisas desses tipos (algumas das quais, Cristo combateu no Getsêmani). Suplicar é insistir em ser ouvido, tem a ver com "coração quebrantado", com relacionamento.
Uma pessoa que ora, sabe onde deve manter seus pensamentos. E isso era o que Paulo desejava para os filipenses (Fil 4:8 – Col 3:2). Os benefícios da oração são conhecidos, e são: Alegria (v.4), intimidade (v.5), gratidão (v.6), segurança (v.7), pureza (v.8) e humildade (v.9)
Contra
essas coisas também não há LEI. (Gl 5:22,
23)
U3- (I Pe
5: 6, 7)
Pedro nos garante a eficácia.
Como quem ouviu pessoalmente a promessa, Pedro nos assegura que seus resultados são pelo menos nesse aspecto "imediatos". Há um sinal claro de sua preocupação pelos nossos problemas, quando sentimos seu Espírito. Ainda que sem resposta audível, sabemos de seu interesse pela paz emitida de Sua majestosa presença (a mensagem de Pedro tem um caráter Universal).
É bom lembrar, a Bíblia fala muito sobre ter vida de paz. A paz é um elemento importante na evangelização do mundo, visto, que o mundo não a tem. Levando isso em conta, o diabo usa dos mais diversos artifícios para tirá-la dos crentes, que muitas vezes por descuido (Sl.55:22), a entregam sem maiores resistências, o que é trágico!
Não é por acaso que a paz é considerada um fruto do Espírito. Ela vem, com as demais coisas como fruto de uma conquista. Paulo desejava que os Filipenses tivessem paz, para progredir não só com suas vidas (Jr.29:7), mas também com o Evangelho. Pena hoje muitos encararem os benefícios da fé como conforto somente e não mais como um instrumento de precisão (aquele usado para fazer coisas sobre medida). Como diz um ditado, "a paz que desejamos, está no silêncio que não fazemos" (...para ouvir o que Deus tem a dizer). A segurança de uma vida no céu, é a maior fonte de paz para os crentes, e nós deveríamos usar isso para impressionar o mundo como o fizeram muitos de nossos antecessores (Jo 14: 27), pense nisso.
"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem
cuidado de vós".
(I Pe 5: 7 - grifo meu - ARC)
Ney Gomes - 27/08/2002. - Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos
colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
#projetoFilipenses20anos
(segundo o dicionarista).
...Ansiedade - Estado emocional angustiante, seguida de alterações somáticas, causado por algo que pode vir ou não a acontecer.
...Súplica - Oração insistente que contém muitos pedidos e humilde.
Comentários
Postar um comentário