Série Filipenses 2021 - Cristianismo Off Label.
A INVENÇÃO DO CRISTIANISMO OFF LABEL.
A pandemia que veio sobre o mundo em 2020 e que levou milhares de vidas a óbito, trouxe para o centro das discussões sociais uma prática comum de médicos, a indicação de medicamentos fora de rótulos, o chamado “Off Label”. O medicamento chamado off label é aquele cuja indicação do profissional assistente diverge do que consta na bula. Método, que consiste em usar um remédio desenvolvido para uma doença no tratamento de outras enfermidades. Um exemplo clássico dessa prática é o Ácido Acetilsalicílico (Aspirina), desenvolvido como analgésico, ele é usado também para prevenção de trombose e de infartos.
Podemos chamar isso de “medicina criativa”. Mas para o bem da verdade, certos campos de saber não suportam tanta criatividade. No Brasil, um presidente sofreu impeachment por conta de “contabilidade criativa”. Ora, a matemática e o cristianismo não aceitam essa quantidade de criatividade. Em muitas de suas cartas e em Filipenses, Paulo vai nos lembrar que o sucesso da comunidade cristã está ligado ao bom e velho “eu faço e você faz”.
NÃO EXISTE “cristianismo criativo”, isso se chama heresia! Não existe um modelo “zen” de Jesus, nem um modelo tibetano. Jesus não é um asteca ou um maia desgarrado e nem seus ensinos tem essência inca. Jesus é ensinado e reproduzido em nosso espírito pela ação do Espírito Santo. Esse Jesus “apostólico” é que deve ser vivido e ensinado exaustivamente, apenas Esse: “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência”. (II Tm 3. 10).
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós” (3. 1). Se você acha que cristianismo é injeção diária de adrenalina, vai morrer de tédio. E se você está vivendo como uma metamorfose ambulante, sinto dizer que seu pastor é um maluco beleza. Seguir Jesus é ter aquela velha e boa opinião formada sobre tudo, sobre o que o amor, sobre quem é o amor! “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. (Hb 13. 8)
Ney Gomes - 17/06/2021.
"Se trabalhamos e
lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo
4.10
#projetoFilipenses20anos
Comentários
Postar um comentário