Filipenses 2021 - IGREJA, O GRANDE PREFÁCIO.
IGREJA, O GRANDE PREFÁCIO.
“Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.
E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas
mulheres que
trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros
cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”. (Fl 4. 2, 3)
Tem pessoas que precisam de ajuda para exercer uma fuga bem-sucedida para o lugar comum aos santos, que é Cristo. Nossas diferenças existem, são por vezes, justas, mas não glorificam a Deus em sua expressão individual, apenas em sua essência. Elas roubam protagonismo nos projetos em que Deus nos quer e diminuem nosso legado geracional. Nessas ricas palavras de Paulo ele esclarece que as pessoas aprendem por pelo menos 3 maneiras: Por acompanhamento, por instrução e por modelagem (assunto do qual falarei em outra oportunidade).
Paulo não enxergava a igreja como “um gado”. Seu pedido por concórdia é afetuoso e individual, um ‘rogo’ para cada mulher em particular, para cada histórico especial. O coração é como uma biblioteca afetiva, estantes construídas por décadas, guardam registros, memória e nomes preciosos. O pedido carinhoso de Paulo parte dos nomes registrados na sua. É gente que tem bagagem, que demonstrou valor em batalhas. Registros que elas conquistaram não apenas no coração-livro de Paulo, mas de Deus e de Cristo.
O Capítulo 4
de Filipenses aborda o tema das
riquezas. Riquezas essas que são relacionais (as mais importantes riquezas produzidas pela
igreja), riquezas missionais e posicionais, cujo evidência está no
doar e não no acumular. Abrir mão de pessoas, por que elas são diferentes de
nós em sua opinião é a maneira mais rápida de derramar pobreza sobre a igreja,
e crentes e igrejas verdadeiras não se prestam a esse papel. Veja, que são
mulheres que sabem concordar, mas
que nem por isso, estão isentas de falhar.
Encontramos aqui uma rica oportunidade de entender a diferença entre história e histórico. História é o que eu construo durante a vida e histórico é o que eu construí disso junto as pessoas. Histórias são abstratas, intactas, mas históricos são reais, tangíveis. Deus pode salvar histórias, a igreja apenas o histórico. Evódia, Síntique, Clemente, Paulo e “Sízigo” possuem uma forte histórico de cooperação, de luta pelo progresso do Evangelho! A igreja transforma o destino das pessoas pelo evangelismo, pelo discipulado e pela proteção dos históricos e é tempo de fazermos essa distinção.
Evangelho em suas melhores definições significa proximidade (Jo 3. 16). Cuidar do
próximo, ajudar o próximo, respeitar o próximo e amar o próximo. E tudo o que
não está próximo é mais fácil de lidar. A mãe, o pai, a esposa, o marido, os
filhos dos outros sempre são melhores do que os nossos, justamente por serem os
dos outros. Mas Evódia e Síntique precisam exercer para si mesmas – que estavam
próximas – o que significam para ‘os outros’, e que grande desafio!
Veja que não existe “outros para sempre”, mas “casados para sempre”. Não existe curso
de “outros para toda vida”, mas de “pais
para toda vida”. Se o próximo fosse fácil, não selaríamos o casamento com o
encantamento “até que a morte nos separe”.
SE IGREJA fosse fácil não precisaria ter pastores vocacionados! Igrejas não
são com TVs, elas não aceitam líderes remotos. Tudo é no toque, na proximidade,
no pessoal. No passado, sofri nas mãos de pseudo-pastores, cujo marca era amar
mais o estranho que suas próprias ovelhas, sua própria missão.
Uma boa oportunidade de estar com o nome no LIVRO
DA VIDA, é escrevê-lo no seu prefácio, e o ‘prefácio’
da eternidade se chama igreja. A missão da igreja passa inevitavelmente pela
conciliação, reconciliação. Clemente, Sízigo (palavra grega para companheiro de jugo), Evódia e Síntique mais uma vez eram
chamados para assinar seus nomes no prefácio. Se o LIVRO É DA VIDA, o prefácio
deve ser espetacular! O livro da vida é um livro intocável, mas uma boa igreja
se faz de pessoas que escrevem prefácios todos os dias, umas nos corações das
outras!
Ney Gomes – 28/06/2021. Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança
no Deus vivo."
1 Timóteo 4.10
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