Devocional - Salmo 18 e o poder da poesia nos relacionamentos.

 


 RELACIONAMENTOS QUE MERECEM POESIA.

(Precisos ensinamentos de Davi no Salmo 18. 1- 10) 

        A POESIA é um poderoso remédio para a intoxicação por tédio e para combater o veneno odioso dos dias difíceis. Digo poesia, me referindo a toda beleza que é acrescentada aos relacionamentos que não podem acontecer de maneira comum. O tipo de poesia que a vida precisa é bem descrita por João Cabral de Melo Neto, poeta brasileiro (1920-1999), que dizia nunca ter escrito versos por inspiração, e sim por construção intelectual. A vida precisa receber poesia, e de fato, a gente não deve esperar ela cair do céu. 

Davi, dono de uma intelectualidade criativa vai nos descrever o valor da poesia para os relacionamentos em 03 níveis: íntimo, para com Deus e para com o próximo. Também descreve a importância da poesia para 03 coisas importantes, que são: 

 1.                  A POESIA FORTALECE RELACIONAMENTOS. O que não merece adjetivos não tem valor. As citações de Davi são de tirar o folego! O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”. Davi queria que o SENHOR soubesse que ele tinha consciência que esse relacionamento era diferenciado, um ponto fora da curva. Suas palavras dirigidas a Deus deixam bem claro o valor que Ele tem em sua vida.

 


2.     A POESIA DESCREVE SENTIMENTOS E EMOÇÕES QUE PRECISAM TER VISIBILIDADE. Falar é curar, calar é adoecer. A poesia nos ajuda a descrever os sentimentos que precisam receber publicidade, eu chamo isso de “Teologia Dolores Duran”. Na canção Por causa de você, veja como ele descreve a saudade de seu amor: “Ah, você está vendo só/Do jeito que eu fiquei e que tudo ficou/Uma tristeza tão grande/Nas coisas mais simples que você tocou/A nossa casa, querido já estava acostumada aguardando você/As flores na janelas sorriam, cantavam por causa de você...”. A dimensão dos sentimentos é importante para angariar a ajuda do tamanho necessário. Davi assim descreve sua angústia: “Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam”. Tem muita gente que deseja que o outro adivinhe sua dor, que seja uma revelação, mas não é assim que acontece. Mesmo Jesus teve de expor sua dor, sua agonia ao Pai: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. Veja, que não faltou Jesus poesia para expressar a sua dor por meio de uma figura de poesia, “cálice”.

 

3.     A POESIA DESPERTA O INTERESSE DE OUTROS PARA A VERDADE QUE ESTAMOS VIVENDO. A propaganda é alma do negócio, dizem os especialistas de marketing de todos os tempos. Davi descreve Deus movendo a ordem natural das coisas para lhe salvar, lhe dar livramento. Em seu coração (lugar onde o relacionamento com Deus deve acontecer) não há jeito simples de descrever o amor cuidadoso de Deus, e nem ele acha que assim o deve fazer. O que não tem bom cheiro, bom gosto e boa aparência a ninguém conquista. Em seus dias, Davi foi rei e poeta, mas para hoje, seria ele um excelente evangelista. Tantos corações cansados pela feiura dos tempos e do mal viver, Davi ajudaria bem a resolver uma parte desse problema: Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou. Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele. Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés. E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento”. Tem gente que vive o Evangelho de modo feio e nada elegante, tipo um elefante de minissaia, feio de ver e estranho de descrever. Pr. Josemar Pereira, um pastor que me ensinou preciosas lições de vida e ministério, costumava me dizer que sempre existem duas maneiras de se fazer a mesma coisa, e acrescento eu: com poesia e sem poesia. Uma vida cheia de poesia é o fundamento de um perfeito evangelismo. Por que existe beleza e poesia na moral, na piedade, na caridade, na empatia e na verdade, e quem essas coisas vive, é em real, uma carta viva, uma literatura agradável.

        

           A POESIA também tem um grande valor higiênico. Ao nos dirigir as pessoas sempre com as melhores palavras, mantemos limpo nosso canal de oração e nossos pensamentos. 

 

Ney Gomes – 15/08/2021. Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 


Comentários

Postagens mais visitadas