Especial de Natal - Meninos só querem presentes!


 ESPECIAL DE NATAL, 2021.

MENINOS SÓ QUEREM PRESENTES!

"E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos,

 e deitado numa manjedoura". (Lc 2. 12 – ACF)

 

As mais poderosas profecias do Antigo Testamento falam desse momento miraculoso, em que um menino, um Deus nasceria (Is 9. 6). Um menino, que ao crescer se tornaria a eterna razão de nossa salvação. Meninos que não crescem em nada diferem de escravos. O próprio Deus e Arquiteto de todas as coisas criou o homem e não o menino Adão. E Ele fez isso, por que apenas homens podem dar contribuição ao mundo de forma positiva.

As pessoas querem fazer e viver coisas incríveis com boa parte de suas vidas, e algumas dessas se encontraram com Jesus algumas vezes. Uma delas em particular, queria colocar as mãos no mais alto prêmio da vida: a eternidade. Jesus nunca teve razões para negar a eternidade a ninguém, a ninguém que fosse maduro, adulto.

A maturidade significa compartilhar. O Apóstolo Paulo diz que Cristo (II Co 8. 9), no auge de sua vida adulta nos doou o que poderia mudar as nossas vidas para sempre: “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis”. Com frequência os homens não crescem, só fazem crescer o tamanho de seus brinquedos e diminuir o tempo de suas brincadeiras. Mas o Reino de Deus não se deixa enganar por meninos que tem barba e pelos (Mc 10. 22).


Um representante clássico dessa espécie se apresentou a Jesus fatigado com seus muitos brinquedos e suas brincadeiras. Muitos não conseguem fugir da ideia de ver o céu como um ‘parquinho de diversões, um playground 2. 0’. Mas Jesus está sempre alerta para proteger o céu de quem só quer brincar e se divertir mais um pouco: “Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me”.

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como
menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.
Doar, carregar peso e morrer é o que difere meninos de homens, nada errado em ser menino e fazer coisas de meninos, quando se é menino, diz Paulo aos coríntios (I Co 13. 11). Mas quando se é adulto, é preciso deixar as coisas e os egoísmos de menino: “E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

A tragédia do mundo são meninos fazendo meninos, carregando armas, juntando e escondendo dinheiro e medindo o tamanho de suas felicidades com outros meninos (Tg 4. 1- 3). Tudo não passa de uma grande brincadeira sem consequências, e sobre essas pequenas ‘gentes’ Tiago, diz em sua carta: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.


Os meninos só crescem quando orientados na busca de um verdadeiro desejo de compartilhar riquezas e destinos. Tudo o que Jesus ofereceu ao jovem rico é o que um adulto deve oferecer aos outros, ao mundo: verdadeira riqueza e destino melhores (Mc 10. 21). Guerras, conflitos, rumores tenebrosos, pragas, pestes e pandemias de laboratórios. Nunca o mundo precisou tanto de homens de verdade. Esse NATAL e os que vem pela frente precisam mais do que nunca de homens e não de meninos. O mundo não pode ser consertado por quem está cansado de brincar, mas sim por quem já de verdade, abandonou os brinquedos e as brincadeiras!

 

FELIZ NATAL, BOAS FESTAS! PRÓSPERO ANO NOVO.


Ney Gomes – 07 de Setembro de 2021. Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 


Comentários

Postagens mais visitadas