Êxito Sobre os Desertos 3 - [A Capa do Destaque].

 



A CAPA DO DESTAQUE (GN 37. 1- 11).

E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores” (37. 3)

 

Sobre o amor, Paulo diz em sua 1ª. Carta aos Coríntios 13, que é complicado não o ter. E que de igual modo é complicada a luta para mantê-lo mais importante que as demais coisas de nossa vida. Por que não ter, ou tê-lo sem estar numa posição importante é a mesma coisa. O amor não só é fantástico, ele é o começo de grandes e importantes histórias, nos apresentando José e sua capa ‘comprida’.
 
E essas são as coisas que devemos ter em mente:
 
1-      A capa representava a herança bendita de sua mãe. Ela plantou, ele colheu! Em nosso caso, Jesus plantou sua vida na Cruz e dela, nós colhemos salvação, alegria, relacionamento e cura, se crermos (Ef 2. 8). O amor é capaz de mudar destinos, dando aos homens a possibilidade de começar com uma melhor sorte (Gn 35. 18). Foi por amar Raquel que Jacó não permitiu que Benjamim se chamasse ‘Benoni’, Icabô ou Jabez! (I Sm 4. 21/I Cr 4. 9). A história de amor entre Jacó e Raquel é sem dúvidas, uma das mais importantes da Bíblia. Mas, o amor de Jacó por Raquel não lhe impediu de resgatar o destino de Benjamim. Pai é figura de amor que resgata, protege e dá destino (Sl 68. 5). Não é por acaso, a Bíblia diz que ao perder José, Jacó ficou como que com o espírito morto. Ele sentiu que falhou como pai, que não conseguiu proteger o destino de seu filho. Mal ele sabia, que um outro Pai havia abraçado para o bem das nações, o destino de José! Foi o amor de Jessé por seus filhos que oportunizou a Davi encontrar seu destino junto ao trono.
 
2-     Dentro de sua capa comprida José sonhava. Naturalmente, sonhos alegram pessoas cheias e aborrecem pessoas vazias. Não saia por todo lugar publicando seus sonhos, medindo a litragem da alma das pessoas. José cometeu esse erro e, por todo o restante de sua história não há mais relatos de algum outro sonho significativo! Não deixe as pessoas arrancarem de você as condições (a capa) que lhe possibilitam continuar sonhando. Lembre-se: Maria só compartilhou a sua alegria com Isabel, que também estava ‘cheia’.
 
3-    O comprimento da capa significava que José não trabalharia tanto quanto seus irmãos e isso os aborrecia. Pois como alguém que não trabalha tanto quanto as outras, pode estar tão feliz e sonhando? É que quando estamos sob o amor do Pai celestial, nossos pequenos esforços geram grande prosperidade e alegria. Na parábola do ‘filho pródigo’, ao voltar sem nada, o filho é recebido com uma festa bancada pelos recursos do Pai. Aprenda a investir tempo em seu relacionamento com Deus (Pv 13. 22). Nesse mundo de hoje tem gente demais trabalhando por trabalhar e poucas se relacionando com Deus e por isso, ele está sempre em crise. Um mundo que oferece “Marta’s para um Deus que clama por Maria’s” (Lc 10. 41, 42). E, é bom lembrar que excesso de trabalho sempre foi uma astúcia egípcia (do mundo) para impedir que o povo que recebeu a promessa tivesse comunhão com seu Deus! (Ex 1. 13, 14)
 
No livro de Gênesis José recebe tanto destaque quanto Abraão. Por seu caráter, vigor e apaixonante desfecho. Destaque também para o fato de José encerrar as peregrinações de seus antepassados. Essa capa de José nos lembra de algumas coisas que não devemos esquecer com facilidade, e talvez, seja essa a melhor definição de destaque: Aquilo que não pode ser esquecido sem esforço!


 
A DOSE CERTA.
“E José era formoso de porte, e de semblante” (39. 6)
 
Em ocasiões diferentes uma mesma coisa pode significar benção ou maldição. Já apregoa um ditado popular: “A diferença entre a cura e o veneno é a dose”. Por ser de boa aparência, José foi vendido como coisa valiosa, tendo assim, sua vida preservada. O mesmo valor, ao chegar no Egito, lhe coloca em apuros com a mulher de Potifar. Precisamos estar atentos para não deixar que alguma virtude nossa produza malefícios onde sua presença não se faz tão necessária. A coragem que deu a Moisés uma boa esposa em Midiã, foi a mesma que antes lhe fez matar um homem.
 
 
O DESTAQUE DAS ETAPAS.
“Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel” (Hb 11. 22)
 
José coloca fim aos 2. 370 anos de andança de seus antepassados. De Adão até Jacó, todos só fizeram peregrinar. Deus usou José para alimentar seus irmãos e salvar o destino dos israelitas. A história de José ganha destaque no seu propósito e esse pode assim ser dividido:
1.      A revelação do propósito (tempo de sonhos)
2.      A oposição do propósito (dores no Egito)
3.      O conforto do propósito (dias no palácio)
 
Ora, quando não se entende o funcionamento de uma verdade espiritual que acontece em nossas vidas, é bom desconfiar que talvez estejamos vendo apenas uma parte, uma etapa de todo um plano!


 

 

Ney Gomes. 03 de Maio de 2013 - Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas