Êxito Sobre os Desertos 3 - [A Capa da Luz].

 


A CAPA DA LUZ (Gn 39. 19- 23/40. 1- 8).


Para se resolver todos os problemas é necessário LUZ (Is 9. 2). A luz sempre é a primeira solução; a primeira solução sempre é a luz! (At 9. 3/I Jo 2. 9). Ingrediente poderoso, a luz se faz necessária em todas as receitas de sucesso. O mundo está cheio de pessoas boas, escangalhadas pela ausência de luz. A luz nos possibilita reinterpretar a vida natural (Hb 11. 3/Sl 18. 28). José não permitiu que a escuridão lhe cegasse pela ação da mentira. 

A escuridão segue produzindo cegueira em uma pessoa, levando-a a fazer tudo em sua vida de forma malfeita. Tudo o que é mal feito uma hora volta para nos punir, nos assombrar. O que é a cadeia? Um lugar cheio de pessoas portadoras de inúmeras obras de escuridão. José via a escuridão do copeiro de Faraó, e ela se chamava #ingratidão! (v. 14). A luz impede com perfeição que as serpentes da escuridão entrem em nosso coração para colocar seus ovos: Mágoa, rancor, ódio, angustia, raiva e inveja. O chefe dos copeiros de Faraó não ficou tanto exposto a luz do coração de José, para ter sua escuridão curada (Mt 5. 16). Mas é fato, não poderia mais ele ser aquele mesmo homem de antes. No cárcere, a escuridão do copeiro foi mortalmente atingida, e seria depois disso, questão de tempo até ela adoecer e desaparecer (Gn 41. 1 e 9). 

PAVIL FUMEGANTE.

“O chefe dos copeiros, porém, não se lembrou de José;
ao contrário, esqueceu-se dele”. (v. 23) 

Nos dias que foi preso o chefe dos copeiros estava cheio de ingratidão, tanta, que atingiu quem não deveria; o Faraó. Ao ser preso, ele foi apresentado ao seu próprio mal (Sl 36. 9). Teve a oportunidade de ver seus efeitos antes de sofrê-los (II Tm 3. 2). Foi ministrado por José e seu pedido lhe deu o antídoto. O que ele quis lhe dizer é que a ‘gratidão’ é uma luz para o coração (Cl 3. 15; 4. 2). Mas, não havia tempo para um tratamento adequado. Três dias depois o copeiro seria liberto e nesse tempo, ele ainda mostraria sua doença sobre José também (v. 23). 

MORREU NA PRAIA. 

A escuridão pode arrastar uma pessoa até um ponto sem volta, e é preciso se livrar dela e de seus efeitos. Mas quanto tempo se leva para curar uma escuridão? A pergunta é respondida pelo tempo que gastamos nos esforçando para estar na luz (Cl 2. 6). Um pássaro não pode voar direito com uma de suas asas machucadas (II Pe 3. 18), atingido pela luz que emanava do coração de José, a ingratidão do copeiro nadou mal por mais dois anos nos mares da vida. Entretanto, acabou morrendo na praia de um outro sonho! 

A RODA DIVINA AINDA GIRA.

“E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? ” (40. 8) 

Quando as coisas que espiritualmente são divinas começam a acontecer, você somente as compreende onde tiver LUZ. Naquele momento, o único lugar iluminado em todo Egito era o coração de José (41. 16/Jo 1. 4). Para saber o que Deus quer, quando a ‘roda divina começa a girar’, é preciso ser uma pessoa que tem LUZ ou que saiba onde encontrá-la (41. 16). Assim como naqueles dias, esse mundo está cheio de pessoas sábias com o qual ele não pode contar (Dn 2. 11). Por isso, nunca deixe de ser bom, de fazer o que é certo! Pois essas coisas, assim como um novo dia, sempre geram resultados surpreendentes! (I Co 15. 58/Rm 8. 28/Ef 5. 8).

 

Ney Gomes. 03 de Maio de 2013 - Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas