Salmo 94. Aceleradores de Vida 03.

 

 

Salmo 94 – Aceleradores de Vida 03.

 Se o SENHOR não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio. Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, SENHOR, me susteve. Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.”

(Sl 94. 17- 19 – ACF).

 

Uma vida espiritual de qualidade exige um certo conhecimento da alma humana, de sua própria e de como em geral ela funciona para todos. Para nos ajudar a ter uma fé exuberante, DEUS, o Criador de todas as coisas, nos deu salmos. 

O livro de Salmos é como aquelas enciclopédias que nos eram oferecidas em fascículos pelo jornal impresso de domingo. Um saber básico e precioso que qualquer amante do conhecimento poderia adquirir. Salmos é um livro de figuras bem desenhadas sobre a anatomia da alma. Figuras explicadas em poesias de alegria, confiança e lamentos. Em cada salmo é possível ver onde a fé é mais forte e necessária, onde ela oferece mais resistência ao fracasso e onde sofre mais com os seus efeitos. 

Conhecendo os desenhos da alma é possível saber qual virtude lhe dará vigor, quando um desafio de fé se nos apresenta (Sl 23. 4). É preciso conhecer a alma, porque das três virtudes chamadas “teologais”, duas dependem dela para ser mostrar poderosas: o amor e a esperança. Falamos que é da , as coisas que dependem apenas da ação de DEUS. É da ESPERANÇA, as coisas que dependem de você aguardar esse agir.

 

E é do AMOR, as coisas que controlam dentro de você a qualidade que terá a sua fé e a sua esperança (Sl 116. 7). O amor, disse Paulo, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, tudo busca e tudo faz para que a alma se mantenha crendo em DEUS. No Salmo 94, o salmista fala de seu relacionamento (amor) com DEUS e como isso se faz decisivo para vencer os dias maus. 

A alma exige amor para estar acontecendo em saúde (Sl 118). Sem amor, a alma é como o painel “Guerra e Paz, de Portinari” reproduzido pelas mãos de uma criança de 02 anos numa folha de A4. Não por acaso, o Apóstolo João dizer que DEUS é amor, e o Apóstolo Paulo afirmar que sem amor nada seríamos. A alma precisa de “continuidade” e é isso que o amor significa, mas quem conhece sua própria alma? (Sl 42. 11) 

DAVI não foi considerado “um homem segundo o coração de DEUS” porque escrevia poemas e poesias. Ele tinha uma alma cheia de continuidade, poderosa em amor para resistir 20 anos em exílio e fuga (Sl 57. 1/63. 8). Para defender por 8 vezes em batalhas e guerras o reino que DEUS lhe deu por promessa. Passaram-se três mil anos de história; DEUS ainda vive em DAVI e Davi em DEUS. Quem sabe ao certo quando a fé e a esperança vão realmente funcionar? Mas o certo é que se você não estiver lá amanhã, não vai viver, não vai ver. O amor jamais acaba, e é por causa dele, que a fé e a esperança vencem o mundo! (Jo 16. 33). 

 

Ney Gomes – 24/08/2022.

“Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.

 

 

Você ajuda nas leituras que temos que fazer.




 

 



Comentários

Postagens mais visitadas