Salmo 23 - O Conhecimento de Davi (v. 04).

 


SALMO 23.

O CONHECIMENTO DE DAVI... 

v. 4 – Sobre Oposição.

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

O coração de todas as dificuldades são pessoas difíceis. Davi entendia que o caminho que algumas pessoas nos forçam a seguir são mais nocivos que a associação com elas. Talvez lembrasse ele das decisões que foi obrigado a tomar por conta de Saul. De como lhe foi perigoso todos os dias estar na terra dos filisteus. Se fingir de doido foi um plano frágil que tinha tudo para dar certo, ou tudo para dar errado (I Sm 21. 10). O sucesso dependeria de ele interpretar sem medo o papel de doido. Mas onde encontrar tamanha coragem para tal e arriscada façanha?

Gente difícil força a nossa engrenagem íntima, nos obrigando a robustecer ou morrer de vez. A mulher de Potifar e o copeiro de Faraó não representavam grande desafio para José. Não depois que ele sobreviveu a maldade de seus irmãos. 

Por toda a história da humanidade e de suas guerras encontramos associações para impor medo (quem nunca ouviu falar do eixo do mal, formado por Alemanha, Itália e Japão durante a 2ª grande guerra). Mas foi Davi que descobriu como usar elas para perder o medo (Sl 56. 3). O medo é um inimigo doméstico, por que vive dentro de nós e que conosco se confunde. Essa confusão quando não enfrentada se torna o combustível de nossas frustrações, infelicidades e paranoias. O medo vem de vários lugares, mas todos eles escolhem o campo de batalha que é nosso coração. Davi descobriu que seus medos eram como um Golias que só ele enxergava. “Golias” que ele teria de vencer todos os dias, sem prêmios ou recompensas. 

Davi vai nos ensinar que conhecer a DEUS passa por conhecer os homens e não romantizar a natureza humana. Tem gente que é “vale de Baca”, mas tem gente que é “vale de sombra e de morte” (Sl 84. 6). E tudo se resume em saber que as pessoas são algum tipo de caminho para se chegar em algum lugar. Nesse Salmo Davi compartilha conosco das quatro coisas que ele aprendeu em suas investigações.


Meu 3º LIVRO já está a venda! Compre diretamente do Autor pelo email:
"chaodeletras@gmail.com"Com 100% de segurança.
 

PESSOAS PODEM ALTERAR DESTINOS.

Uma associação tem o poder de definir o seu futuro! (Pv 22. 6\Jo 14. 6). Após a morte de seu marido, Noemi mostrou ter coração para seguir a esperança de rumores e Rute mostrou ter coração para seguir a esperança de relacionamentos. Juntas eles encontraram Boaz, que tinha coração para abrigar pessoas com histórico de fidelidade. Mas em contrapartida, Elimeleque, Malom, Quiliom e Orfa não tinham coração para crer em nada e em ninguém. Gente assim sempre vai te levar a nenhures. 

PESSOAS GERAM ALEGRIAS OU TEMORES.

Davi sentiu medo do rei dos Filisteus, de Saul, por sua própria vida e segurança de seus familiares. Aceite que existem pessoas malignas e nocivas. Sentir medo é humano, mas não tomar providências é tolice e idiotice. A pessoa que mais me inspira medo é um pastor que tempos atrás conheci e com quem tive que trabalhar. Sinto coisas ruins quando penso que terei que dividir ambientes com ele por alguma outra razão. Apesar do tempo, ele continua sendo um ser humano muito maligno e nocivo até os dias de hoje. 

PESSOAS PODER SER INCORRÍGIVEIS.

Tem pessoas que são cansaço, perda de tempo, recurso jogado fora! Bordão (cajado) é um porrete para bater em lobos, para ferir com força! (Sl 55. 21). A gente precisa falar do caso de Nabal, pois ele é o fiel retrato dessa verdade. Após dez dias enfermo, Deus o feriu e ele morreu (I Sm 25. 38). O que não vale a pena ser consertado não deve ser aproveitado para nada mais. 

PESSOAS PODEM SER ENSINÁVEIS.

Tem pessoas que tudo o que você investe nelas vale a pena! Volta como saldo, bom sentimento, lealdade. A “Vara” é um recurso para guiar as ovelhas até onde se precisa chegar! Jesus escolheu doze homens e algumas mulheres. Foi intenso em sua vida junto deles. Ensinou, guiou, orientou e eles transformaram o mundo por meio daquilo que com Ele aprenderam. 

 

Esse vai enriquecer seu exercício de viver em 2023.
Peça LOGO o seu!
email: chaodeletras@gmail.com
Assunto: Novo Livro.

SAUL, PASSAPORTE PARA DIAS MAUS. 

Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues?
A um cão morto? A uma pulga? (I Sam 24. 14)
 

Saul parecia não conseguir evitar olhar para as pessoas com um certo desprezo (desprezo é não conseguir reunir considerações ao lidar com o próximo). Um governo e seus governantes têm por missão divina (e natural) desenvolver ações e políticas que agregarão valores diversos na vida de seus cidadãos. Davi, ainda menino já dava indícios que seria um homem promissor. Era função de Saul promover os meios e os recursos para fazer isso ser uma realidade positiva ao povo de Israel. Mas, Saul parecia apenas fazer o oposto. Como no dia que entrou em Nobe e matou 85 homens produtivos, instruídos e espirituais (22. 18, 19). O ciúme de Saul era como um grande carrapato que justificava a morte dos bois. Todavia, quanto mais bois ele matava, mais carrapatos apareciam em seu coração! 

Saul e Davi reinaram igualmente por quarenta anos. Mas o reinado de Saul foi como se não fosse nada, como se nenhum valor tivesse. Saul era o tipo de homem que colocava os outros em dificuldade, em dívidas e em descontentamento (22. 1). Davi era o oposto de Saul!  Ele “catava” gente complicada pelo caminho, lhes inspirava, lhes dava propósito e lhes abastecia o coração (I Cr 11. 10). Davi construía uma lenda em cada homem que lhe seguia em suas andanças (II Sam 23. 8 39). Davi reinou nos mesmos e exatos 40 anos de Saul, mas nós celebramos o seu reinado até hoje e em nossas canções o seu nome ainda é lembrado! 

No fim das contas, homens difíceis como Saul são apenas um caminho, um lugar e um obstáculo de temos de enfrentar. Davi passou pelo vale, mas nunca tirou os olhos do SENHOR, de sua ação protetora. Por que quando você olha para o vale da sombra da morte, o vale também olha para você. E de olhar muito para o vale, sempre há o risco de a gente ficar parecido com ele.

 

Ney Gomes é o autor do BLOG ‘Grãos de Entendimento’,
um trabalho de 14 anos, com mais de MIL poesias/textos publicados.
Também é o autor dos livros “Êxito Sobre os Desertos 1 e 2”.
16/12/
2018 – Twitter@neygms
 “Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.


Comentários

Postagens mais visitadas