Poesia - Realengo (2).

 


PAULO E MARIA DAS SAUDADES.

[Poesia – Realengo II]

 
Uma amiga perguntou se sentia saudades dela
De nossa infância, de Realengo
No que respondi: eu sou poeta!
Sinto saudades de tudo, todo tempo
                                    O tempo inteiro!
 
Dos cheiros, dos sabores, dos amores
Das ruas, dos dias, das noites, das dores...
Das dores de todos os amores que ali ensaiei
                                                          E nunca vivi!
 
Sinto saudades de ‘sei lá’, das pessoas que amei
Saudades do que entreguei, e que em contrapartida
                                                     Nunca recebi de volta!
 
De Realengo, sinto saudades de tudo o que nunca dei
Mas que sempre fui buscar de volta pra mim
(Quantas vezes me perdi de mim mesmo na curva
dos cabritinhos. E só me encontrei depois, do campo dos periquitos!)
Sinto saudades do que nunca fui, do que sou e do que
                                                    Nunca vou deixar de ser!
 
Em Realengo vivi tantos amores improvisados
Que os amores que planejei não tiveram tempo de acontecer
Mas não sei dizer ao certo em quais amores desses
                        Minhas saudades repousam sem paz!
 
Sentir saudades define quem eu sou
Do bairro que deixei e que trago junto a mim
(Não sei se deixei minhas saudades em Realengo
Ou se Realengo deixou suas saudades em mim)
 
Um poeta sempre sofre de saudades contínuas
Poetas têm noites sem sono, mas nunca sem sonhos!
Às vezes, sem palco, mas nunca sem espetáculo no coração!
Um poeta sempre sofre com saudades calcificadas
Saudades sem infelicidades, sem insatisfações
Saudades que só os poetas conseguem suportar
De tudo, todo tempo, o tempo inteiro, como deve ser!

 

 

Ney Gomes – 05/12/2022.
“Teólogos escrevem sobre Deus. Mas quanto aos poetas, só Deus sabe! ”
(para o meu irmão "Paulo Catalunha", que amo)
 

 

 

 


Comentários

  1. Como vivemos saudades em Realengo meu irmão!!!
    Saudades daqueles tempos, daqueles sons daqueles amores que o tempo trouxe e nos levou e nem sabemos se foi mesmo amores, mas que deixaram saudades!!!
    Te amo eternamente meu irmão!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas