Devocional - O Talentoso Satanás.

 


O TALENTOSO SATANÁS.

Por vezes, não são as coisas cercadas de ineditismo que nos salvam do mal, mas sim, o bom e velho mais do mesmo. A mensagem apostólica é cheio dela, está espalhada em todo lugar, junto ao que é novo e perto do nem tanto. Jesus confiou o Seu ministério de mestre para a igreja, por que é o mestre que tem o dever de tornar coisas antigas em coisas atraentes (4. 11 – Ef). O Evangelho não muda e nunca mudará, mas o ministério de mestre torna ele interessante para o tempo presente em que ele precisa acontecer. 

Veja bem, não importa se Messi é talentoso, sozinho, contra cinco crianças organizadas, ele perde sob qualquer circunstância. Mesmo “Pelé”, o rei eterno do futebol mundial, sozinho, não teria chances contra 4 adolescentes amadores do futebol de várzea. A doutrina cristã mais pura apregoa em todo tempo que “a unidade vence o talento individual”. Por isso, não importa o quanto o diabo tenha sido especial e o quanto ele é, ele sempre perderá, por que é sempre sozinho. 

A unidade vence o especial, mas é isso que valorizamos? A resposta é não (Acho que foi Napoleão que disse: dividir para conquistar). Estamos em nossa cultura sempre prontos a trocar cem almas por um único alguém que cante e pregue bem. Jesus nunca apostou no “poder do eu”, mas deu tudo de si para edificar a “autoridade do nós”. “... E sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (16. 18 – Mt).

meu terceiro livro, campeão de vendas.

Não importa o quão “talentoso” seja o satanás, se a igreja resistir unida, ele tem de fugir: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Quem pensa o contrário disso não está com o diabo (o diabo não forma parceria com ninguém), quem pensa ser alguma que não precise se sujeitar a comunhão da igreja está sozinho, cego na sua altivez: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. O ORGULHO, adverte às Escrituras, não forma maioria, forma isolamento (5. 5 – I Pe).

Na oração sacerdotal de Jesus, tão bem descrita em João 17, Jesus ora pela unidade da igreja e não para que ela seja cheia de poder nos talentos individuais (v. 21). Na natureza, as formigas vermelhas, que são pequenas, numa disputa com as pretas que são maiores, vencem. Por que apesar de serem menores, são mais unidas e organizadas. Mas encher igreja por meio da sã doutrina dá um trabalho enorme, o caminho mais fácil são cantores espalhafatosos, pregadores duvidosos e gente cheia de carisma inquestionável.

Cinco crianças ensinadas vencem o “Neymar” em qualquer partida de campo*. E se a gente investir corretamente a ideia de “unidade de Jesus” nas crianças, ao se tornarem adultas, elas podem mudar o mundo: Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo...(4. 13- 15 – Ef). 

 

(De uma ministração do pr. Ozeas Correa*, CEI Icaraí)
Transcrito por Ney Gomes. – 05 de Julho de2023.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas