ESTUDO - A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO. (PARTE FINAL)



imagens idealizadas pelo autor. 
Não pode ser usado sem a autorização do mesmo.

 A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO.


>> A SEPHIROTH E O TABERNÁCULO.

Quando olhamos atentamente para a figura do tabernáculo encontraremos uma imagem escondida da sephiroth. Essa imagem é escolhida por João para representar o seu evangelho, não por acaso. João retrata Jesus como o verdadeiro tabernáculo de Deus entre os homens. Escrito 60 anos depois do acontecimento do calvário, seu Evangelho consegue pegar a imagem perfeita de tudo o que Jesus foi, é e sempre será. Em seu Evangelho Jesus é Deus, a verdadeira sefirot que desce dos céus, o oitavo “EU SOU” de Jesus. Não declarado, mas compreendido em espírito na totalidade de seu pensamento (Jo 21. 25).

Se colocarmos as imagens sobrepostas, da sefirot sobre o tabernáculo, vamos perceber que o tabernáculo é uma alegoria dessa. Podemos perceber assim que todo o pensamento apostólico não está longe dessa figura tão sagrada do judaísmo.

Temos por certo afirmar que uma mente investida de mais recursos e com maior tempo para investigação poderá concluir que esse pensamento é mais fundamentado do que esse que fornecemos através desse estudo simples.


>> A SEFIROT NO EVANGELHO DE JOÃO.

João em seu evangelho decide por dividi-lo em três partes: a primeira parte compreende do capítulo 1 ao 12. Aqui, João descreve as três sefirot's inferiores (horizontais), elas representam o pátio externo e o trato de Jesus com o povo, as pessoas comuns. Na segunda parte (13-18) ele descreve as sefirot's medianas, elas representam o lugar santo, o trato de Jesus com os discípulos. Na terceira parte (19-21) João descreve as sefirots superiores, primordiais. Elas representam o trato de Jesus com o Pai, na Cruz é revelado seu poder Criador, pois é aqui que se é liberado o poder para fazer uma nova sociedade: a igreja.

Desse modo João descreve a sefirot em sua plenitude, em todo os seus atributos. Devemos lembrar que quando tratamos a sefirot de baixo para cima. Estamos mencionando o aperfeiçoamento do homem. Missão essa a qual Jesus tomou para si mesmo, integralmente para si mesmo. 


UM >>DESDOBRAMENTO<< DESSE ESTUDO:

Ney Gomes é o autor desse BLOG. 
Um trabalho de 16 anos, com mais de MIL poesias/textos publicados. Também é o autor de 03 livros.
15 de Setembro de 2023 – Twitter@neygms
“Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.

Comentários

Postagens mais visitadas