Fábula Moderna - Um Mal Maior.


UM MAL MAIOR.
(Fábula de Ney Gomes. Novembro de 2023)

Dona Pig Pink ficou extremamente ofendida com o comentário maldoso que ouviu furtivamente de dona Girafa, que na feira, comprava seus legumes.

- Não se deve dar coisas preciosas a essa gente! Dizia dona Girafa a dona Serpente que lhe ouvia atentamente, e que por isso, fazia cara de desdém. Tudo isso, por que o sr. Lobo deu aos meninos uma caixa de lápis coloridos. O sr. Lobo Filho sempre que podia, fazia algo para consertar a dívida histórica que seu bisavô tinha com a casa dos porcos. Uma história bem conhecida de todos na cidade.


Dona Pig Pink puxou as crianças pelo braço e apressadamente deixou a feira de domingo. Naquela mesma noite ela chorou pela maldade do mundo, pela sina de seus semelhantes. Pela manhã quando acordou, prometeu para si mesma que tudo ia ser diferente, e foi! Com muito sacrifício ela e dona Galinha abriram uma lanchonete de hambúrgueres. Ela fez isso penhorando um colar de pérolas que ganhou em seu casamento, do seu primo Javali. Determinada a mudar a sorte dos filhos, ela deu tudo de si naquela lanchonete, sangue suor e bacon.


Nos anos que se seguiram ela quase perdeu a vida naquela lanchonete, mas deu certo. Seus dois meninos suínos foram estudar em Londres. O mais velho se formou em teologia e o mais novo em administração. Quando retornaram ao Brasil foram morar no Rio, dividindo um apartamento pequeno no Leme com amigos que estudavam na UERJ.


Anos mais tarde, após a morte de sua querida mãe, eles já adultos, construíram uma igreja na cidade. Ninguém duvidava da capacidade deles, a família estava há décadas no ramo da construção civil. O mais velho consagrou o mais novo pastor e a si mesmo como Apóstolo-bispo-sênior. Juntos, eles lideravam a igreja mais badalada, sofisticada e pirotécnica da cidade. Todo domingo tinha muita gente da floresta por lá, mas aquele lugar nunca chegou a ser uma “arca de noé”. Isso é, a igreja suína não levava as pessoas a nenhures.


Dona Girafa, bem velhinha, vendo os famosos porcos passando no noticiário da TV, comentou com a sua velha amiga Serpente: veja amiga! Por que diz o ditado que não se deve dar pérolas aos porcos! Ela dizia isso, porque os filhos agora tinham mais pérolas do que a mãe, em espécie marítima e em cripto-pérolas-digitais.


Dona Serpente fez completo silêncio diante da fala de sua amiga. Não quis se acusar ali, e expressar que os prósperos porquinhos lhe fora fonte de grande inspiração. Semanas antes ela colocou suas duas “cobrinhas” na escola de aeronáutica da cidade. Ninguém sabe dizer ao certo o que pode acontecer quando um paradigma é quebrado! Se os porcos podem ter pérolas, as cobras podem ter asas! 


E só Deus sabe o que mais pode surgir quando as pessoas acham que podem contrariar a sabedoria que há nas palavras antigas (22. 28 - Pv).



Ney Gomes – 13 de Novembro de 2023Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10 




Comentários

Postagens mais visitadas