Sobre Potência Vicária.

Atlas, imagem extraída da internet.

 Transformações Emocionais 

A IMPORTÂNCIA DA POTÊNCIA VICÁRIA.
O Crescer apesar do Sofrimento.

 

Introdução. 

O sofrimento, assim como os impostos e a morte, são uma parte inevitável da vida. Todos nós enfrentamos dificuldades, desafios e angústias em diferentes momentos. No entanto, a forma como enfrentamos o sofrimento pode fazer toda a diferença. Neste estudo, vamos explorar a importância de saber sofrer e como isso pode nos ajudar a crescer e alcançar uma vida de sucesso. A palavra vicária está no centro do Cristianismo e ao redor dela orbitam as mais importantes características que mudam uma família, uma igreja e uma civilização.

 

O Sofrimento não Define o Sucesso. 

É importante reafirmar inicialmente que sofrimento não é o que define o sucesso em nossa vida (o sofrimento não é uma virtude). Não é porque passamos por dificuldades que seremos automaticamente bem-sucedidos. O sucesso vem da forma como encaramos o sofrimento e o que vamos extrair dele. Enfrentar o sofrimento com coragem e altivez nos manterá em todo tempo longe do fracasso que tão de perto nos assedia (Mt 13. 20, 21). 

Jesus nos ensinou essa importante lição em João 16:33: "No mundo, vocês terão aflições, mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo". Jesus nos mostra que o sofrimento faz parte da vida, mas não é – seguramente – o que nos define. O sucesso vem de como enfrentamos as adversidades e como mantemos nossa fé e coragem em meio ao sofrimento (II Tm 2. 12). 

Em Mateus 5, Ele também fala algo importante sobre o sofrimento, que não saber interpretar o sofrimento nos afastará da missão maior de obediência, das missões mais importantes da vida. Todos nós já ouvimos o adágio popular que afirma: “ser mãe é padecer no paraíso!” O Medo de sofrer também mantém a crença cristã na superfície de nosso ser, lugar inadequado para o seu desenvolvimento.

 


Sofrimento. Uma aula magna! 

O sofrimento também pode nos ensinar lições valiosas. O Salmo 119:71 diz: "Foi bom para mim ter passado por aflições, pois assim aprendi os teus mandamentos". Muitas vezes, é nos momentos de sofrimento que somos capazes de aprender e crescer de uma forma que não conseguiríamos com nenhuma outra situação normalíssima. 

Quando enfrentamos o sofrimento com nobreza e coragem, somos capazes de extrair ensinamentos valiosos desse período difícil. A experiência do sofrimento nos ensina a importância das leis e princípios divinos, e nos ajuda a desenvolver uma maior compreensão e obediência a Deus. Jamais devemos idolatrar a ideia de “sofrer”. No primeiro século da era cristã, esse erro já foi cometido, e o martírio foi valorizado com um fim em si mesmo (Hb 5. 8). 

Assim como Jesus aprendeu a obediência através do sofrimento, podemos aprender o valor da abnegação e do sacrifício em nossas vidas. Enfrentar o sofrimento nos coloca na condição de mudar a longo prazo, nos ajuda a desenvolver virtudes divinas como paciência, perseverança e compaixão. 

O sofrimento vai nos ensinar em um dia o geralmente o melhor dos professores não conseguiria nos ensinar em um ano. Ninguém gosta de dor, ninguém gosta de se sentir esmagado, ninguém (Mt 12. 20). Todavia, quando essa pressão vem sobre nossa alma, muitas vezes, a gente dorme carvão e acorda diamante (Sl 30. 5).

 

Suportar e Crescer Através do Sofrimento. 

E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto
para ensinar, sofredor”. (II Tm 2. 24 – NVI)
 

O sofrimento também nos coloca na posição virtuosa de mudar coisas a longo prazo. Relacionamentos duradouros são definidos por bons sofredores. Ef 5. 25 diz: "Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela". O amor de um marido pela esposa requer abnegação, coragem e capacidade de suportar (Is 53. 10, 11). 

Da mesma forma, Pedro fala sobre o sofrimento das mulheres em 1 Pedro 3. 1-2: "Mulheres, sede vós igualmente submissas a vossos próprios maridos, para que, se algum deles não obedece a  palavra, seja ganho sem palavra alguma por meio do procedimento de sua esposa". O sofrimento das mulheres é definido pelo seu silêncio, assim como o dos homens pelo negar-se a si mesmo. 

Relacionamentos duradouros são construídos por meio da capacidade de suportar o sofrimento e de lidar com seus desdobramentos com mansidão, entendimento e paciência. A qualidade dos relacionamentos é regulada por aqueles que não temem sofrer e se desgastar pelos outros.

 


O Valor de um Bom Sofredor. 

“Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que,
amando-vos cada vez mais, seja menos amado. (II Co 12. 15 – NVI)
 

Em 2 Tm 2:3, o Apóstolo Paulo diz: "Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus". O bom sofredor é alguém que sabe enfrentar o sofrimento com coragem e fé. Saber sofrer nos coloca em uma condição de mudar coisas a longo prazo, nos ajuda a desenvolver virtudes e nos afasta de uma vida de fracassos. Sobre gente assim, nos faltaria tempo para falar de Moisés, Neemias e Samuel. 

Um bom sofredor é capaz de liderar e influenciar outros de uma maneira positiva. Em 2 Tm 4:2, Paulo encoraja Timóteo a pregar a Palavra em todos os momentos, repreender, exortar e instruir pacientemente. Um bom sofredor é alguém que sabe suportar dificuldades, enfrentar desafios e produzir ensinamentos valiosos, mas não necessariamente nessa ordem.

 

Conclusão. 

O sofrimento faz parte da vida de todos nós. No entanto, a forma como enfrentamos o sofrimento pode determinar nosso sucesso e crescimento. Suportar o sofrimento com coragem, fé e altivez nos ajuda a crescer, aprender lições valiosas e nos tornar líderes e influenciadores melhores. 

Através do sofrimento, somos capazes de desenvolver virtudes e nos afastar de uma vida de vícios e fracassos. Lembre-se, o sofrimento não define o sucesso. O sucesso vem da forma como enfrentamos e superamos as dificuldades e dores. 

Portanto, seja um bom sofredor. Desenvolva a coragem e a fé necessárias para enfrentar as adversidades da vida. Você tem um modelo supremo – segundo o sagrado escritor de Hebreus – para te inspirar nisso: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.  Se encarar corretamente o sofrimento, você pode alcançar um crescimento significativo e uma vida de sucesso, agora e na eternidade (Hb 12. 2- 4).

 

Ney Gomes é o autor do BLOG ‘Grãos de Entendimento’,
um trabalho de 16 anos, com mais de MIL poesias/textos publicados.
Também é o autor de três livros  publicados no Brasil.
01/12/2023 – Twitter@neygms

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas