Poético - A Glória dos Vermes!
A Glória dos Vermes!
“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o que fora defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” (João 11. 43, 44 – ACF).
Em um momento, tristeza, dor e gemidos profundos. Na multidão, uma angústia sem fim, como um oceano. As lágrimas de Marta e Maria parecem ser um rio que nasce no coração de uma floresta alta. Minutos depois, uma alegria contagiante e mais lágrimas. Uma euforia que libera um verdadeiro choro e que faz desaparecer dores. Todos se abraçam e agora sorriem, impossível descrever o que seus olhos viram.
Nessa altura não mais é possível separar o que é espanto, do que é alegria, do que é temor absoluto. Apoiado firmemente sobre os ombros de Pedro e Tiago, Lázaro sai dali carregado. Atrás, a multidão segue seus passos lentos rumo a sua casa. Ninguém tem pressa de chegar, ninguém tem pressa de ir embora.
João vê a multidão se afastar, seus olhos estão presos e distraídos na escuridão do túmulo cavado na pedra. Enquanto recolhe coragem para entrar ali, seus passos lentos lhe levam para perto das faixas caídas no chão (Jo 20. 4- 6). De longe, parecem que tem vida, como uma planta que se move lentamente ao vento. Mas, de perto é outra coisa, eram larvas, vermes. Não mortas, velhas, mas novas, inquietas, famintas, viçosas, não poucas, muitas, espalhadas pelos trapos cortados caídos no chão.
Com um pedaço de graveto João levantou um pedaço da faixa contra o sol. As larvas, vivas, pareciam dançar como num balé festivo. João olhou para aquela aparente glória dançante dos vermes, das larvas e disse: — Hoje não, hoje não!
Ney Gomes é
o autor do BLOG ‘Grãos de Entendimento’,
Um trabalho de 18
anos, com mais de MIL poesias/textos publicados. Também é o autor de 03 livros.
09 de Março de 2025 – Twitter@neygms
“Tudo o
que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é
desafio”.
Muito bom, Obrigado pelo texto.🙏🙏
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluir