Filipenses 2025 - O Valor da Experiência.
EXPERIENCIA ESPIRITUAI.
“E, na
verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do
conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas
estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a
Cristo, ⁹ E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da
lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela
fé”. (Filipenses 3. 8, 9 – ACF)
A famosa frase de Arquimedes, "Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo". O MUNDO FÍSICO obedece a regras que nasceram do mundo espiritual. Nesse texto, Paulo vai dizer a mesma coisa que Arquimedes: UMA CONSCIÊNCIA SÓ PODERÁ SER TRANSFORMADA SE ELA ENCONTRAR UM OBJETO DE ELEVAÇÃO! Aqui, Paulo declara que esse objeto é o CONHECIMENTO de Cristo Jesus (v. 8). Toda mudança só poderá ser promovida por um forte ponto de apoio. “E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19).
“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo”.
1. NOVA CAPACIDADE DE AVALIAÇÃO – Nunca é fácil avaliar coisas que se aprendeu por toda vida e lançar fora o que não serve mais. Ensinos vem acompanhados de memórias carregadas de afeto. Por vezes, abandonar o ensino significa abandonar as memórias. Mas a fé não prega abandono, prega ressignificar!
2. NOVA CAPACIDADE DE PRIORIZAR – Tão importante como avaliar memórias é decidir o que vamos viver agora e construir novas memórias (Mt 6. 33). O Novo Testamento nos convida para um estilo de vida de prioridades poucas, mas verdadeiras. Por si só, uma vida cheia de prioridades destrói o supérfluo e as distrações. De modo que uma coisa somente é necessária focar numa vida espiritual com Cristo que nos conduza a plenitude espiritual (Fl 3. 13). Um bom exemplo disso pode ser encontrado nas palavras que Jesus dirigiu a Maria quando na ocasião de estar em sua casa: “E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. (Lc 10:41, 42)
“... E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé”.
3. NOVA CAPACIDADE DE SE POSICIONAR – Deus, em Cristo nos tirou do pecado e da escuridão. É importante agora saber onde estar com a mente e o coração. Quem não sabe aonde quer ir nunca se importará de ser levado para qualquer lugar! (I Pe 1. 15, 16). Um cristianismo de respeito e sucesso sempre começa com um novo posicionamento. E por ser esta é uma verdade fundamental, Cristo, Ele é mesmo, fez o mais importante movimento nesse sentido. Por meio de Sua morte vicária, ele nos reposicionou, nos tirando do império das trevas e nos colocando dentro do seu Reino de Amor (Cl 1. 13). A partir daí, temos que ficar atentos para promover o posicionamento que nos cabe no que diz respeito aos papéis da vida. Escrevendo para os efésios, o apóstolo Paulo libera instrução preciosa acerca disso, nos capítulos 5 e 6 dessa carta.
4. NOVA CAPACIDADE DE APRENDER – Jesus nos ensinou que não é saudável lidar com coisas novas de maneira velha. Novas coisas pedem novas regras, novo ambiente, novas amizades, novos pensamentos (Mt 9. 16, 17). A vida em Cristo não é uma tentativa de consertar coisas quebradas, remendar coisas velhas, reaproveitar coisas antigas. A vida em Cristo é um viver todo novo, aprender novas emoções, aprender novos valores, viver novos princípios. Todas essas coisas para serem bem-feitas e realizadas precisam partir de um coração ensinável. Escrevendo para Tito, Paulo lembra as preciosas palavras de Jesus acerca do Espírito Santo. Ele garante para Tito que a missão do Espírito Santo não é outra senão ensinar aqueles que verdadeiramente desejam aprender. Não existe outro objetivo na liderança do Espírito Santo à frente da igreja que não esteja totalmente imerso dentro dessa verdade: “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente”. (Tito 2:11, 12)
Todas as mudanças desejadas, tudo o que é agradável na vida cristã, tudo o que serve de excelente propaganda nasce de uma experiência espiritual com Cristo Jesus (II Co 5. 17). Tentar educar pessoas sem que antes as mesmas tenham tido uma experiência com Jesus é o mesmo que recrutar formigas para o trabalho de transportar um elefante para o outro lado do rio.
Não é por acaso que a igreja nesses dias tem estado com pessoas tão cansada e fatigadas. Precisamos avaliar verdadeiramente se os nossos esforços de edificação estão começando após um encontro verdadeiro com Jesus.
Caso contrário continuaremos cansados no trabalho insano de por nós mesmos transformar lobos em cordeiros.



Comentários
Postar um comentário