Ainda Sobre Gente Desorganizada (Reflexos de Tito)




AINDA SOBRE GENTE DESORGANIZADA.
(Reflexos de Tito).

“Falando novamente ao povo, disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8. 12 – KJA).


Acho que não me fiz entender perfeitamente ao falar em “Tito, Um Ministro para nossos dias”, sobre gente desorganizada: “Gente desorganizada acha que se cura uma mágoa, magoando outras pessoas. Gente desorganizada mente para outros, por que um dia mentiram para ela (...). Gente desorganizada não sabe doar amor mesmo quando o recebe abundantemente! (...). Gente desorganizada acha que dá no mesmo organizar “coisas e pessoas”. Falei sobre Tito, que é para mim um ideal de Ministro a ser buscado e não dei ênfase suficiente para esse assunto que em tempo algum não é menos importante.
Então achei por certo levar adiante o assunto num comentário à parte, dedicado só a essas pessoas e o perigo que representam. “A desorganização em qualquer lugar é um ninho para o diabo. E gente desorganizada se torna rapidamente em gente oprimida e gente endemoninhada”. E para exemplificar isso e demonstrar que é sério, vou citar João em seu Evangelho. Sobre gente tão desorganizada em seus valores que já não são mais capazes de reconhecer e priorizar a vontade de Deus. Que pensam estar servindo a Deus com todo o seu interior bagunçado; e valores desorganizados.
Certa vez, um grupo de gente perdida e desocupada pegou uma mulher em adultério (e como se alguém fosse capaz de sozinho fazer isso). Mas, era necessário uma só isca e ela era mais descartável. Primeiro por ser mulher e depois, por ser adúltera. Entre eles alguém pensou que seria capaz de resolver dois problemas de uma só vez, então a levaram a Jesus (v. 6).
O coletivo de gente desorganizada é comunidade complicada (religiosa). De repente, esse coletivo aparece bem diante de Jesus: “Os escribas e fariseus trouxeram até Ele uma mulher surpreendida em adultério. Forçaram-na a ficar em pé no meio de todos, e disseram a Ele: “Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante ato de adultério. Assim sendo, Moisés, na Lei, nos mandou que tais mulheres sejam apedrejadas.Todavia, tu, que dizes a este respeito?” (João 8. 3- 5 – KJA).
Jesus olhava para eles e tudo o que via era gente com o interior anarquizado. Cujos valores totalmente desorientados colocavam sempre em risco suas vidas e a vida de outros. Não eram todos maus; eram todos mal discipulados! (Mt 9. 12). A resposta àquela pergunta estava dentro deles, num lugar que não provocava efeito. Gente que sabe o que é certo, mas que não sabe ao certo que horas deve usar isso ou aquilo é tão importante quanto gente que não tem valor algum. O Dr. Martin Luther King diz isso, mas dessa forma: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Isso resume o que é gente desorganizada.


 “Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha”. Acenda uma luz no lugar certo e as pessoas não só verão melhor, como também os seus erros aparecerão. E isso é discipulado. “Porque insistiram na pergunta, Ele se levantou e lhes disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”. Gente organizada é sempre exemplo do que é certo a fazer. Gente organizada mostra o caminho por que vai à frente. Gente organizada é benção, é vida e sabe exatamente o que representa para uma comunidade. “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. E quando estamos perto de gente organizada, sabemos exatamente o que devemos fazer: “Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos”. E essa verdade, serve tanto para os que devem sair como para os que desejam entrar.

Leia também:


Ney Gomes.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10https://blogger.googleusercontent.com/tracker/4346446260730736019-7305218098956588975?l=graosdeentendimento.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas