O Valor de Um Conteúdo (Jo 16. 33)




O VALOR DE UM CONTEÚDO.

Nos parece que o melhor resumo do sucesso do cristianismo pode ser feito na palavra ‘conteúdo’. Quem tem conteúdo não se confunde e nem confundi outros. Não confunde ‘lugar de oportunidades’ com lugar de aflições. Um conteúdo (informação) nos permite perfeitamente ler um acontecimento que está diante de nós (I Co 7. 15c).

Um conteúdo pode ser representado por uma educação, um legado, uma cultura ou uma informação. Quem tem uma informação sobre a natureza e consequência de algo, pode se mover para dentro ou para fora disso, de acordo com o diagnóstico que faz – baseado na informação que tem – de uma história ou de um personagem.

“Tenho-vos dito isto,
para que em mim tenhais paz;
no mundo tereis aflições,
mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
 (Jo 16. 33)

O versículo de João, supracitado, é uma das mais poderosas chaves de conhecimento e entendimento para a cristandade. As palavras de Jesus nos dizem exatamente onde estamos, baseado naquilo que sentimos em nossa fé. Ora, se o nosso coração está em estado de aflição, isso denota, que ele está na dimensão MUNDO. Muita aflição é um forte indicador que nossa condição posicional está comprometida. Por causa disso, José fugiu da mulher de Potifar. A fala daquela mulher não lhe trazia paz, e o certo era se mover para fora daquelas oportunas circunstâncias (Gn 39. 12). E ele o fez!

Meu conteúdo vai determinar ‘onde’ entrarei e de ‘onde’ sairei. José, por conta da aflição, que sentia em seu coração, abandonou sem olhar para trás, a oportunidade que foi oferecida. Mas Davi, diante do Urso e do Leão, fez exatamente o oposto (I Sm 17. 37). Aquela era a ‘oportunidade’ de mostrar seu valor como pastor e sua fé na confiança que ele tinha em Deus. E ele não desperdiçou! Seu coração estava totalmente em paz para aqueles confrontos tão desiquilibrados. No Salmo que lembra seus dias de pastor, ele deixa registrado a paz que sentia em sua fé: “... Não temerei mal algum, por que Tu estás comigo”. (23. 4)

Conheça meu 1o. LIVRO
Compre AQUI.


A Paz que Davi sentia diante das feras, lhe dizia que a oportunidade diante dele era de Deus. Paz essa, que José não experimentou quando sozinho na casa com a mulher de seu senhor. “Bom Ânimo” é a palavra chave que expressa o conteúdo que controlamos com o coração e entendimento, e que fazemos funcionar sobre nossa força e alma (Dt 6. 4, 5).

João 16. 33 é uma outra maneira de entender Pv 10. 22. São versículos que servem como bússolas morais, éticas e espirituais. Que controlam nossa entrada, saída, permanência ou neutralidades em ‘N’ projetos. É a perfeita conexão com o conhecimento de toda a vontade que Deus tem para a nossa vida. É a verdade renovadora, a certeza de que nunca vamos nos desviar do bom, perfeito e agradável projeto que Deus tem para nós, em Cristo Jesus! (Rm 12. 3)


Ney Gomes. 31/10/2018 - Twitter@neygms
501 anos da Reforma Protestante!
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas