A Inteligência Focal de Davi.



A INTELIGÊNCIA FOCAL DE DAVI.

Quando em 2004 comecei a rascunhar aquilo que seria meu primeiro livro (portanto, muito antes dessa onda de #coaching que tomam nossas igrejas), sobre Davi, logo percebi que seu sucesso foi construído sobre uma quantidade ilógica de decisões inteligentes. Verdade que Davi amava a Deus e que o Eterno tinha lhe escolhido para ser rei, mas o jovem sobreviveu fazendo boas escolhas em dias maus (Sl 51. 10). Davi tinha uma inteligência focal e por isso, conseguia ter qualidade de vida mesmo quando tudo lhe era adverso. Ele não permitia que nada fora de seu coração fosse fator importante para a sua paz e fala disso em seus salmos: Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo”. (27. 2- 4 – ACF).

Davi era garoto, mas isso já era uma verdade poderosa em sua vida. Evidente em sua luta com Golias e em como ele ignora todo o ambiente de terror que reinava nas fileiras dos soldados de Saul. Isso iria se tornar uma marca de sua vida, liderança e poesia: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. (23. 4). Cada luta, combate e conflito fazia crescer essa sua característica fantástica, como mais uma vez ele bem descreve em outra poesia: “Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã”. (46. 3- 5).

COMPRE meu 1o. Livro e saiba mais da vida e sucessos de Davi!
Direto da Editora, AQUI.


Davi treinou suas emoções (conceito de$coberto recentemente por algumas pe$$oas e que tem $e mostrado um nicho evangélico podero$o) para que sua felicidade dependesse apenas de suas decisões, escolhas e . Nas lutas e provações ele aperfeiçoou a sua busca por Deus, pelo sagrado, pela justiça. E se algo lhe atingia de maneira inesperada, era o sinal que tinha saído de onde estava em Deus, como no episódio de Ziclaque: “E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus”. (I Sm 30. 6).



Por causa disso, Davi assim é citado no NT: “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração...” (At 13. 36). E por tal característica significar um alto fator de sucesso, Jesus implantou ela em seus discípulos, verdade essa que se pode observar no Evangelho de João: “Quando Pedro o viu, perguntou: “Senhor, e quanto a ele? Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me!” (21. 21, 22 - NVI). Nunca foi bom para a saúde da fé olhar circunstâncias, tempos, costumes e homens. Preocupação, apenas na medida do cuidado e do amor fraternal. No mais, foco! Paulo lembra disso o tempo todo e deixa esse legado para Timóteo, a quem encarregou de dar sucesso a todos os seus ensinos: “Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança (...) Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu”. (II Tm 4. 10 e 14).

Não permita que nada tire a sua paz! O mundo é um lugar de aflições para quem anda com suas motivações do lado de fora do peito! (Jo 16. 33).


Ney Gomes14/12/2018. - Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas