I João - Cristandade Simples (11).



CRISTANDADE SEM SURPRESAS.

“Aquela pessoa que diz estar na luz, mas odeia a seu irmão, continua a vagar sob as trevas”.
(I Jo 2. 11 – KJA).

Depois de caracterizar o crente dentro da comunhão, João faz o inverso. Passando agora a demonstrar as características da comunhão dentro do crente. Como estamos participando de uma construção, suas palavras apontam para um teste íntimo, que se assemelha muito ao autoexame que as mulheres realizam; uma consulta de saldo. Estar envolvido com construções sérias faz necessários esses testes íntimos. Ao fazê-los demonstramos certa maturidade e noção espacial.

Não seria bom ter que contribuir e descobrir em cima da hora que não se tem nada. Chegar ao aniversário e não ter presente, dar diarreia e descobrir que não há papel higiênico lá. Um constrangimento que podemos evitar ao se auto examinar.  No v. 4, João diz que aquele que não guarda os Seus mandamentos é como um que se apresenta com falsos recursos (At 5). Se não andarmos como Ele andou, nossos vícios jamais poderão ser destruídos. Comportamento só pode ser alterado por atitudes, e isso é a nossa maior oferta. Ora, se não há em nós amor e seus derivados, como podemos contribuir para a comunhão? A comunhão se sustenta com bem mais do que o leite que oferece aos seus novos partícipes.



E o que acontece hoje? Gente que nem sabe o elementar, já pega firme na “obra da justiça”. Isso acontece por causa da ganância, e pode ser comparado a trabalho escravo infantil. O resultado de tal esforço é um ajuntamento de gente que aprendemos a reconhecer como igreja, mas, que só serve mesmo para manter o luxo dos novos barões das almas.

João acredita que se estamos prontos para um autoexame, estamos prontos para dar a nossa contribuição. Que já estamos com nossas faculdades bem exercitadas, podendo discernir não somente o que é bom, mas também o que é mal. Exigir saldo positivo é uma coisa antiga, mas consultar [2019. Exames admissionais já são comuns em empresas] antes de começar é uma coisa nova. E é bom que diante dessas coisas não estejamos como que de olhos vendados (v.11).


Ney – Verão. 09 de Fevereiro de 2011.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas