Muitos Profetas, UM Salvador!





PLURALIDADE PROFÉTICA E UNICIDADE SALVÍTICA.

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. (Hebreus 1. 1)

A vida, como um valor assim pode ser compreendida:

a)    Subvida – É o que chamamos de existência comum. Condição essa que Adão nos deixou como herança de sua queda e legado de sua desobediência (Jo 1. 12). Lugar onde os homens são chamados de ‘criaturas’.
b)   Vida – Aquilo que nos foi permitido ter por meio da fé (Gn 17. 1). Condição essa nascente a todos os homens no momento que Deus deu a Moisés as tábuas da lei. O sábado, como mandamento serviria para alavancar essa condição de existência para vida (Mc 2. 27, 28).
c)    Eternidade – A restauração de todos os atributos que Adão recebeu de Deus no momento de sua criação. A condição plena de usar todas as faculdades que recebeu por carregar a imagem de Seu criador. A eternidade é um dos seguros atributos do novo nascimento (Jo 3. 3).



A valorização dessa “Vida” é uma poesia de Deus, descrita por Lucas no primeiro capítulo de seu Evangelho. Por vezes a idiotice que nos atrapalha existe apenas nos caminhos que escolhemos (Jo 10. 10). A vida dos homens foi em muito prejudicada por caminhos tortos e de escuridão. Guerras, fomes, pragas, pestes. Coisas nascentes de escolhas, estradas e peregrinações (Gn 6. 7- 9). A aventura humana ora encontra exaltação ora encontra miséria, tudo isso, dos caminhos que escolhe fazer. Para começar a resolver isso em definitivo, Deus mandou João Batista, um profeta (Mt 3. 1, 2). Profetas são pessoas que nos ajudam a fazer a ‘conversão’. Ferramentas para nos fazer abandonar os maus caminhos: “E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os...” (Luc 1. 16, 17).

Deus plantou na vida dos homens muitas figuras proféticas, começando pelos pais. E por isso, devemos aos nossos pais, o que devemos aos profetas de Deus, honra! Um profeta pode tirar você do mau caminho e te ajudar a fazer a conversão da idiotice, quando essa, se encontra no percurso! “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv 14. 12). Os profetas e seus genéricos dão solução ao problema da dignidade humana, quando fazem cessar a razão tola do que nos diminuí. Todavia, em alguns casos, andar por caminhos tortos, deixa no coração muitas anomalias, esquisitices malignas e doenças seculares. Para isso, profetas não tem solução! Apenas um ‘salvador’ verdadeiro pode trazer resposta!

Se um profeta tira um alguém do mal caminho, um salvador tira do coração o que ficou do caminho mau (Jr 29. 11). Um mal caminho deixa más escolhas e isso que um salvador faz, tira as más escolhas que os caminhos deixaram! “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1. 21). Apenas um salvador pode ver nossos corações, o que dentro dele ficou dos maus caminhos. O coração de todo homem é um terreno fértil para ervas daninhas. É incrível a complexidade que existe na facilidade com que coisas ruins logo se nos apegam.

Meu 1o. LIVRO.
Compre direto da Editora.

AQUI

Felizmente Jesus nos é tudo. Pastor, Apóstolo, Sacerdote, Profeta e Salvador. Não há jurisdição na vida humana que ele ignore. Ele é o Criador e tem autoridade total sobre todas as coisas (Cl 1. 19; 2. 9). Jesus veio para ser um poderoso Profeta em nossas vidas, para preparar para si mesmo como Mestre, um povo fiel e justo que Ele hoje aguarda como Salvador. Não por acaso, Paulo ter cantado em Romanos: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11. 36).

E é João Batista que nos ensina como dar sucesso a obra de um profeta. Como encontrar descanso para sua missão mesmo em dias tumultuados: “No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus” (Jo 1. 35, 37). Nem sempre um profeta se faz necessário. Mas um salvador é uma coisa que você deve ter o tempo todo e em todo tempo! (At 4. 10- 12/I Tm 2. 5).



Ney Gomes04/06/2019. - Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10





Comentários

Postagens mais visitadas