Mosaico Davi - Salmo 139. Um Legado de Davi.




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. (Sl 139. 23, 24 – ACF)


Moisés foi o grande expositor de Deus no Antigo Testamento. Suas memórias, sua teologia, seu testemunho aponta para o que hoje sabemos de maneira mais primitiva sobre Deus. Ele é SENHOR! Absoluto no céu, na terra, do universo (Gn 1. 1). É Moisés que nos revela aquilo que um senhor faz de melhor! Ele salva e vem para salvar! Ele vem salvar Adão do pecado Original. Vem salvar Caim, vem salvar a linhagem de Noé com um grande dilúvio, vem salvar a humanidade de uma ideia precoce e idiota de estado laico (Babel) e vem. Vem mais uma vez para colocar em curso um plano de salvar toda a humanidade por meio de Abraão.

CLICK AQUI E OUÇA 
UMA MENSAGEM VIBRANTE PARA SEU CORAÇÃO!

Ele nunca desiste de Seu senhorio e vem novamente (Sl 90. 13/Ap 15. 3, 4). Agora, para salvar os patriarcas e para dar liberdade ao movimento do plano que Ele colocou para acontecer (Gl 4. 4). Não importa onde precise ir, Ele vai e Ele vem, sempre para ser SENHOR e revelar a sua salvação. E é em uma dessa idas e vindas que Moisés conhece o SENHOR, no deserto de Midiã. E foi assim que Moisés organizou sua teologia, seu pensamento sobre o sagrado, o divino. Teologia essa que atravessaria os séculos seguintes com vigor e fôlego. Parecia ser aos israelitas uma verdade que nunca precisaria de retoques e adereços. Mas, tudo o que sabemos de Deus ainda não pode ser comparado com tudo aquilo que de verdade Ele representa e É. Ao explicar as razões de porquê Moisés deveria voltar ao Egito, Ele simplesmente disse: “EU SOU”. Nada mais era necessário dizer.


Compre direto da Editora, AQUI.


Um senhor salva de fora para dentro, mas um salvador salva de dentro para fora (Sl 51. 6). E esse seria o legado de DAVI para a teologia de Moisés. Em Davi, a teologia passa da natureza subserviente para a relacional. Deus não é mais apenas aquele que vem salvar. Ele agora é AQUELE que está aqui salvando. O SENHOR não salvaria os judeus do poder da Babilônia, agora, Ele estaria com os judeus na Babilônia, sendo sua salvação. O que graças a Davi, poderia ser agora perfeitamente compreendido.

Com o passar dos tempos os judeus incorporam os dois grandes pensamentos do Antigo Testamento e condensaram a seguinte máxima: “Quem salva uma alma, salva o mundo inteiro”. A alma fala da teologia relacional de Davi, tão expressa em todos os seus salmos (Sl 15). O mundo inteiro fala da teologia de Moisés, que enxergou no SENHOR, um DEUS de deuses (Ex 15. 11). A teologia de Moisés, subserviente, que explica por que DEUS salva os Ninivitas e a teologia de Davi, explica por que DEUS salva uma viúva em Sarepta. Moisés, que DEUS salva nações e Davi, que nações são feitas de pessoas que precisam de salvação (Sl 51. 17, 18; 79. 9).

Um senhor salva de fora para dentro, mas um salvador salva de dentro para fora. E uma pessoa inteligente e temente a DEUS sabe o tipo de salvação que precisa para cada ocasião. “Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”. (Sl 25. 5 - NVI)

 Ney Gomes25/08/2019Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Conheça meu LIVRO.

Comentários

  1. Pois o homem ver o exterior!Deus ver dentro de vc .desse jeito.Deus salva de dentro para fora !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas