Mosaico Davi - Salmo 139. Um Legado de Davi.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o
meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim
algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. (Sl 139. 23, 24 – ACF)
Moisés
foi o grande expositor de Deus no Antigo Testamento. Suas memórias, sua teologia,
seu testemunho aponta para o que hoje sabemos de maneira mais primitiva sobre Deus. Ele é SENHOR! Absoluto no céu, na terra, do universo (Gn 1. 1). É
Moisés que nos revela aquilo que um senhor faz de melhor! Ele salva e vem para
salvar! Ele vem salvar Adão do pecado Original. Vem salvar Caim, vem salvar a
linhagem de Noé com um grande dilúvio, vem salvar a humanidade de uma ideia
precoce e idiota de estado laico (Babel) e vem. Vem mais uma vez para colocar
em curso um plano de salvar toda a humanidade por meio de Abraão.
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Ele nunca desiste de Seu senhorio e vem novamente (Sl 90. 13/Ap
15. 3, 4). Agora, para salvar os patriarcas e para dar liberdade ao movimento do plano que
Ele colocou para acontecer (Gl 4. 4). Não importa onde precise ir, Ele vai e
Ele vem, sempre para ser SENHOR e revelar a sua salvação. E é em uma dessa idas
e vindas que Moisés conhece o SENHOR, no deserto de Midiã. E foi assim que
Moisés organizou sua teologia, seu pensamento sobre o sagrado, o divino. Teologia
essa que atravessaria os séculos seguintes com vigor e fôlego. Parecia ser aos
israelitas uma verdade que nunca precisaria de retoques e adereços. Mas, tudo o
que sabemos de Deus ainda não pode ser comparado com tudo aquilo que de verdade
Ele representa e É. Ao explicar as razões de porquê Moisés deveria voltar ao
Egito, Ele
simplesmente disse: “EU SOU”. Nada mais era necessário dizer.
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Um
senhor salva de fora para dentro, mas um salvador salva de dentro para fora (Sl 51. 6). E esse
seria o legado de DAVI para a teologia de Moisés. Em Davi, a teologia passa da natureza subserviente para a relacional.
Deus não é mais apenas aquele que vem salvar. Ele agora é AQUELE que está aqui
salvando. O SENHOR não salvaria os judeus do poder da Babilônia, agora, Ele
estaria com os judeus na Babilônia, sendo sua salvação. O que graças a Davi, poderia ser agora perfeitamente compreendido.
Com o passar dos
tempos os judeus incorporam os dois grandes pensamentos do Antigo Testamento e
condensaram a seguinte máxima: “Quem salva uma alma, salva o mundo inteiro”.
A alma fala da teologia
relacional de Davi, tão expressa em
todos os seus salmos (Sl 15). O mundo inteiro fala da teologia de Moisés, que
enxergou no SENHOR, um DEUS de deuses (Ex 15. 11). A teologia de Moisés, subserviente,
que explica por que DEUS salva os Ninivitas e a teologia de Davi, explica por
que DEUS salva uma viúva em Sarepta. Moisés, que DEUS salva nações e Davi, que
nações são feitas de pessoas que precisam de salvação (Sl 51. 17, 18; 79. 9).
Um senhor salva de fora para dentro, mas um salvador salva de
dentro para fora. E
uma pessoa inteligente e temente a DEUS sabe o tipo de salvação que precisa
para cada ocasião. “Guia-me com a tua verdade e
ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o
tempo todo”. (Sl 25. 5 - NVI)
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos
colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
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Pois o homem ver o exterior!Deus ver dentro de vc .desse jeito.Deus salva de dentro para fora !!!
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