Devocional - Salmo 139. O Entendimento de Davi.

Extraída da Internet.




“Eis que amas a verdade no íntimo,
e no oculto me fazes conhecer a sabedoria”.
(Salmo 51. 6 – ACF)

Sem ter ido a nenhum lugar, sem ter chegado a lugar algum, Saul foi derrotado dentro de si mesmo. Saul foi o típico homem que ao começar o seu reinado, o mesmo já tinha cheiro de fim de festa. Saul matou sacerdotes, desprezou a Arca da Aliança, desprezou Alianças feitas por Josué, afeiçoou-se por riquezas amalequitas e banhou tudo isso com um insistente hábito de rejeitar ao SENHOR. Todas essas coisas horríveis, Saul fez sem precisar sair de si mesmo! Queimou logo na largada, derrotado logo assim que saiu, fracassou bem antes de chegar.

Quem precisa ir longe para ser rejeitado, tendo dentro de si um coração mau e infiel? Saul nunca foi bom com os mapas de suas motivações, nem em ler a agulha de sua bússola moral (I Sam 15). E foi Davi, que percebeu isso, que fez uma perfeita leitura do reinado de Saul. As únicas trajetórias certas na vida são as que nos levam a morte, e que nos levam ao juízo de Deus (Hb 9. 27). Todas as demais, quando necessárias, precisam ser reorientadas/corrigidas. Princípios divinos são imutáveis, mas trajetórias humanas são corrigíveis! E quem entendeu isso como Davi? Quem eternizou tudo o que Deus É numa poesia? Foi Davi que percebeu que a vitória e o fracassado são substâncias do íntimo humano?

Conheça e Compre esse, que é meu 1o. LIVRO!
Direto da Editora, AQUI.

Como acordar e não colocar tudo a perder por apenas ter aberto os olhos? Como não produzir fracasso com as palavras, quando tudo ainda é um pensamento somente? Como não errar na resposta, antes mesmo de ser perguntado? Davi descobriu que é nas escolhas do coração que residem o sucesso ou fracasso de qualquer coisa (Pv 4. 23). Saul mal chegou a lutar com os galhos, mas Davi atingiu mortamente as raízes da árvore do bem e do mal (Gn 3. 3). Sua poesia é o segredo dos grandes homens, de tudo o que importa que dê certo: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. (Sl 139. 23, 24 – ACF)


Ney Gomes25/08/2019Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas