Uma Rede Social Chamada ‘tiquíco.com’.



UMA REDE SOCIAL CHAMADA ‘TIQUÍCO.COM’

Repense tudo o que você sabe de redes sociais!


       Mark Zuckerberg (facebook), Brian Acton e Jan Koum (wathsapp), Jack Dorsey (twitter), Kevin Systrom e Mike Krieger (instagram), Orkut Buyukkokten (orkut) e Randy Conrads (classmates). Por que esses nomes citados não ‘inventaram as redes sociais’.


Para o bem da verdade, a primeira rede social se chamava “Tiquíco” e foi inventada por São Paulo, em razão da necessidade de dar publicidade aos seus atos apostólicos, no 1º. Século da Era Cristã: “Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo”. Como qualquer outra rede social que conhecemos, ‘tiquíco.com’ foi criada para aproximar as pessoas dos seus atos de transparência. Uma rede social para criar amigos DA verdade (Ef 6. 21, 22).

A rede social “Tiquíco” aproximava as pessoas da contabilidade do ministério de Paulo, e lhes dava confiança para ofertar mais. Na ‘tiquíco.com’ todos poderiam saber onde Paulo estava, o que fazia e onde precisava ir. Uma rede social que declarava seus números mais confiáveis. Ela não apenas dava publicidade contábil, ela também atualizava sentimentos e diminuía tristezas: “O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações”.

O que Paulo descobriu bem antes daqueles que levaram a fama por inventar as redes sociais, é que as pessoas amam a “democratização” das informações. Que as pessoas amam aquilo que conecta ideologias, sentimentos e objetivos. Que as pessoas amam fazer parte daquilo que é importante. O Cristianismo é uma rede social de “código aberto” e sempre será. E o futuro da igreja continua dependendo da publicidade dessa verdade!



Ney Gomes. 19/10/2019 – Instagram@neygomes21
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas