COM JESUS, NA ESCOLA DE VENCEDORES 2!

 



COM JESUS, NA ESCOLA DE VENCEDORES 2!

(Espiritualidade de alta performance) 

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11. 28 – 30 – ACF)


Ninguém nunca foi tão poderoso, eficaz no processo de conduzir gerações ao êxito, como Jesus. O “Reino” de Deus não é um reino onde coisas, liturgias e processos tem sucesso em detrimento dos homens (Luc 6. 1- 5). Nesse Reino, o sucesso habita dentro dos homens, por meio de um coração ensinável, de um espírito servil e uma alma redimida. 

Jesus tem sucesso total em construir nesses homens uma espiritualidade de alta performance. Seu código pessoal e de ação está por toda o Novo Testamento, mas em alguns lugares muito mais explícito e didático. A ‘fórmula’ mais poderosa para uma vida produzir felicidade está em João 16. 33, mas espiritualidade de alta nível está em Mateus 11. 28 – 30. 

Veja o legado do Grande Mestre à serviço da vida abundante:



·        AOS SEDENTOS “todos os que estais cansados e oprimidos”. Derrame energia sobre quem deseja solução. Um adágio alemão diz que uma pessoa nunca entende o que é simples até ser ela vitimada por aquilo que é complicado. Uma das coisas que energizam o conhecimento, é o precisar dele. E Jesus deseja manter as coisas assim, inalteráveis. Há bastante conhecimento no mundo, sobre muitas coisas. E tem gente disposta a pagar para testar todas elas. E apenas depois disso – caso ainda tenham chance – é que elas vão confessar que continuam cansadas e sobrecarregadas como antes da jornada.

Não existe solução para pessoas que não estão dispostas a seguir regras e levar cargas. Não existe liberdade sem um certo nível de comprometimento: “Tomai sobre vós o meu jugo...”. As pessoas só poderão viver em liberdade quando aprenderem a se comprometer. E elas só se comprometerão quando esgotarem todas as outras possibilidades. Jesus tem água para quem tem sede e não para quem quer encher piscinas no domingo.

 

·        SEJA A RESISTÊNCIA“aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. Comprometa-se em resistir às coisas que destroem pessoas, sonhos e projetos. Na arquitetura leveza significa sofisticação, na espiritualidade, leveza é poder! Mansidão sou eu controlando meu mundo de fora para dentro. Mansidão é não permitir que a natureza das pessoas afete meu coração. É a minha espiritualidade enfrentando as transformações que o mundo quer infringir a mim. Humildade sou eu controlando meu mundo de dentro para fora. Humildade é não permitir que a minha natureza afete o coração das pessoas. É a minha espiritualidade enfrentando as transformações que a minha natureza caída quer infringir ao mundo. Aprender não é o mesmo que imitar, aprender é receber conhecimento e misturar ao que é preciso receber qualidade e saúde. Somente o verdadeiro conteúdo que Jesus oferece pode fazer a vida ficar mais interessante, intensa e saborosa. Não existe vida cristã pré-cozida com massa pronta. O que existe é gente inventando novos sabores e maravilhosas receitas.

 

·        NOVO JARDIM, NOVAS FLORES “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Cultive virtudes e seja a transformação de pessoas e ambientes. Gente que é dona de uma espiritualidade de alta performance mantem as coisas dentro de si, regadas e em seus devidos lugares! Virtudes produzem leveza para a mente e o coração. Um coração leve nos ajuda a viver melhor, processando sentimentos, emoções e decisões. Uma mente em leveza nos ajuda a ver soluções, resolver equações e desvendar mistérios: “A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las (Pv 25. 2).  Ela cria ciclos infinitos de prosperidade para a alma, o coração e a vida cotidiana (Ec 9. 14, 15). Inúmeros adágios populares dão prova da existência de tais pessoas:

“Do limão se faz uma limonada”...

“Das pedras que me atirarem farei um castelo”...

“Do couro que se faz as sandálias se faz as tiras”...

“Miséria pouca é bobagem”...

“Quem tem boca vai à Roma”...

“Te mostrarei com quantos paus se faz uma canoa”...

“Meia palavra basta para bom entendedor”...

“Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura”...

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”...

“Quem não tem cão, caça com gato”...

“De grão em grão, a galinha enche o papo”.

 

Cultivar virtudes no coração gera resultados para o viver e cultivar virtudes na mente gera resultados nas realizações.



Uma fé cristã bem vivida é saúde para o corpo (que é o primeiro legado da salvação), economia com planos de saúde e alívio para o dever sanitário do estado, que no Brasil é esmagador.

A atual Constituição do Brasil, de 1988, dá ao cidadão 166 direitos e exige dele apenas 18 deveres. Uma diferença monstruosa que se faz sentida pelos idosos e todos aqueles que precisam do sistema público de saúde (SUS-BR). Se o estado deixar a igreja trabalhar em paz, encontrará nela um poderoso aliado para dar qualidade de vida aos seus cidadãos em seus deveres básicos.

 

 

 

 

Ney Gomes - 21/11/2020. - Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas