Devocional Josué. A Conquista do Céu (01).

 

JOSUÉ, A CONQUISTA DO CÉU.

 

PALAVRA DE INTRODUÇÃO!

“... Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: "Paz seja com vocês!" Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. Ele lhes disse: "Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês? Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho". Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.  E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: "Vocês têm aqui algo para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado, e ele o comeu na presença deles. E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras”.

 (Lucas 24. 36-45 - grifo meu – NVI).

         Foi perturbador ver Jesus naquele dia e daquela forma. Todos eles tinham certeza que aquele homem diante deles havia sido morto da forma mais odiosa e cruel que existia. Agora esse mesmo homem estava diante deles lhes saudando com uma verdade do Reino que ainda não havia sido compreendida por suas consciências, nem sentida por seus corações (Jo 20. 19 – Leia!). Mas as palavras não eram mais assustadoras que a realidade. Diante deles Jesus dava testemunho do controle total de Deus na vida daqueles que creem (Rm 8. 28). Era disso que Jesus falava aos discípulos em suas conversas particulares. Nada é mais poderoso e perturbador que a NOVA VIDA que Cristo nos oferece mediante a fé. Uma vida totalmente entregue nas mãos de Deus! (Verdade quer habita no contexto remoto do texto referido).

Diante deles estava a Justiça do Reino, em carne e osso, representando uma nova natureza, as primícias de um novo reino (Col 1. 18b/Ap 1. 5).

Aquele que é a VERDADEIRA JUSTIÇA DE DEUS estava trazendo como uma arca a verdade mais poderosa do Reino de Deus aos homens: — A Paz dos Céus! 

        Em dias de grandes perturbações sociais quero afirmar nesse trabalho o aspecto mais poderoso da salvação para esse dia que se chama “hoje”. Os discípulos talvez não tivessem consciência, mas aquele fator do Reino exposto ali por Jesus mudaria para sempre suas vidas e formas de ver o mundo. Aquela sentença provocaria uma reação em cadeia tão poderosa que ficaria registrada por Paulo, o apóstolo da seguinte forma nos escritos sagrados: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. (Rm 14. 17). Lucas descreve bem esse versículo quando afirma que depois que Jesus ascendeu aos Céus, os discípulos ficaram cheios de alegria (22. 52 – Por conta da paz que receberam). Só entrarão no Reino aqueles que o tiverem dentro de si (Lc 17. 21/Hb 12. 14). Em dias em que outros valores preenchem nossos sonhos e ambições, vale a pena reafirmar que nada é mais valioso que possuir a paz dos céus dentro de si. Josué (que com ajuda de Deus venceu 31 reis e seus exércitos, não é 31 a quantidade de dias que tem certos meses?) é alguém cuja vida nos fornece princípios para essa compreensão, e é com ele que vamos rumando sobre Canaã, para CONQUISTAR O CÉU.

A HORA DOS QUE ESTÃO VIVOS! 

“Depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, disse o SENHOR a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: "Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas”.

(Josué 1. 1, 2 - NVI).

             Ao ler esse versículo podemos pensar no que existe de anormal nele. Todos morrem! Parece à primeira vista que Deus assume a função de legista de IML, mas é mais do que isso. Para Josué esse anúncio parecia não ser verdade. Josué e Calebe, sobreviventes de uma geração que morreu por incredulidade e desobediência, sabiam quem era Moisés. Eles presenciaram uma comunhão e uma amizade de Moisés e Deus quase inacreditável (Deus conhecia Moisés de verdade e não por foto e informações de currículo ou facebook). Um relacionamento que produziu milagres da natureza de Moisés; sem igual (Dt 34. 10, 12). Se não fosse o próprio Deus a trazer a notícia, Josué não creria. Pois em seu imaginário Moisés era imortal e Deus sabia disso. Substituir Moisés não era algo simples, Moisés fazia parte das histórias que Josué contava sobre Deus aos seus amigos, ele era o ator principal! Suas histórias contavam sempre como Deus usava Moisés para fazer GRANDES COISAS. De certa forma compreendemos Josué, pois somos uma sociedade que conta histórias demais. Histórias de pessoas usadas no passado, em nossa igreja, em nosso tempo, mas pouquíssimas sobre como somos usados por Deus. Moisés agora estava morto e Deus não usa os mortos, eles não sabem mais nada sobre esse mundo (Jó 7. 9, 10). Daquele momento em diante as histórias contadas sobre Deus teriam um novo personagem, o canal, o instrumento agora se chamava Josué. Quero te lembrar que Pedro morreu, que Paulo morreu, que a madre Tereza de Calcutá morreu, mas, que eu e você estamos vivos e isso significa que a história da igreja acontece agora por mim e por você. Parece que a sombra dos que foram impede muitos de serem. Jesus disse: “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai” (Jo 14. 12). Deus vela para cumprir Sua Santa Palavra e se a semelhança de Josué você também tiver coragem de obedecer e de se deixar usar, Deus vai cumprir através de você Sua promessa aos que creem. Ele vai usar você como usou Moisés e você ainda fará coisas maiores (Js 3. 7/Ef 2).

 

Ney Gomes – 4º Trimestre de 2005.  Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Texto REVISADO no 1º Trimestre de 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas