Mosaico DAVI especial - Condição Inegociável.

 

PORQUE SEM FÉ É IMPOSSÍVEL!

“Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? ”

(I Sm 17. 43 – ACF) 

Fé é quando sabemos desde o começo que fomos escolhidos por Deus para viver histórias especiais. Por vezes, esse começo é tão vazio de meio e fim que ninguém, olhando ainda que bem, consegue entender: “Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade” (v. 33).  Davi sabia disso desde o dia em que o profeta Samuel o ungiu diante de seu pai e seus irmãos (I Sm 16. 13). 

Fica bem claro nas palavras de Golias que Davi ainda não havia escolhido uma melhor estratégia para executar, e o cajado que Golias viu era a exata fotografia dessa verdade (v. 43).  Até aquele momento Davi não estava bem certo de que derrubaria Golias com as pedras ou com o cajado, o que ele bem sabia, é que Golias já era um morto insepulto. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel”. (v. 46) 

A grande verdade que salta desse episódio para o nosso entendimento com um pulo perfeito é que não importa o tamanho dos desafios que estão diante de nós, apenas uma coisa é inegociável: ter fé em DEUS. Outras podem até mesmo ser escolhidas no último segundo, do último minuto da última hora: como o valor das estratégias?  

Fé e estratégias estão no centro do maior problema que as igrejas evangélicas vivem no ocidente hoje (I Tm 4. 1, 2). Estamos preparando as pessoas com toda sorte de estratégias e planos mirabolantes que fazem a igreja crescer e a vida prosperar, mas muitas vezes – em compensação – não estamos preocupados se isso está sendo ensinado para quem tem fé genuína. “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos...” (v. 45) 

Davi sabia o que precisava fazer, antes do que precisava usar. Sabia onde devia estar antes de saber o que precisava vestir. Ele não sabia quais os perigos que enfrentaria, mas tinha certeza de que seria eleito o vencedor. No fim das contas, o autor do registro consagrou a vitória de Davi a suas mãos nuas. Para bem da verdade, fé não é uma coisa para se ver, mas para se ter. E Davi, tinha fé para ser um homem essencial. “Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão”. (v. 50) 

Golias viu um cajado, Davi usou uma Pedra e o Autor Sacro descreveu as duas coisas como um nada. No entanto, o SENHOR viu a fé de Davi como o ‘tudo que importa’. Por que da fé é dito: é impossível agradar a DEUS sem ela. Mas nunca tal coisa foi dita sobre planos e estratégias. Busque o que é essencial, invisível e inegociável: fé em Deus! E a vitória virá por qualquer coisa, qualquer outra coisa! (Mt 6. 33)

 

Ney Gomes – 17/06/2022. Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
Blog Grãos, reduto da cultura escrita.

 


Comentários

Postagens mais visitadas