Salmo 51 - Lutando por uma Biografia.

 


Salmo 51 – Bastidores.

Lutando por uma “biografia”.

 

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”.

(Salmo 51. 10 – ACF)

Dois tempos verbais servem como uma apresentação para Davi: Ele matou dois animais selvagens para defender o rebanho de seu pai. E vai matar Golias para defender o rebanho de Deus, Israel. 

Mas, é um verbo de natureza mais duradoura que introduz Davi na vida de Israel. O destaque biográfico desse menino não são seus feitos heroicos, mas seu coração. A palavra chave da biografia de Davi, não é coragem, mas “coração”. Davi é um homem segundo o coração de Deus. Uma verdade que parece apontar para algo mais precioso que qualquer espetáculo realizado por um ato de coragem diante de bestas feras. 

BIOGRAFIA é uma palavra que recentemente entrou na vida política do Brasil, por um favor do ex-juiz federal e ministro de estado Sérgio Moro, que em certa ocasião demonstrou ter uma preocupação fora do comum com seu currículo público. Tanta preocupação, sabemos agora, apenas atrapalhou tudo aquilo que ele quis proteger diante dos brasileiros. 

“Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste
graça aos meus olhos, e te conheço por nome”. (Ex 33. 17 – ACF)

Meus 2 primeiros livros. O terceiro já está quase pronto!
 

Demorou bastante tempo para Davi entender o que lhe definia como homem diante de Deus. No Salmo 51 ele revela que percebeu que o seu mais importante elemento biográfico não era a coragem, pois muitos de seus leais servos o eram muito mais do que ele (I Cr 11. 17- 19). A luta por uma biografia é legítima e o Salmo 51 é a prova disso. Davi era um ponto fora da curva, um homem diferenciado e tudo isso vinha do seu coração, aqui, danificado ao ponto de Davi rogar não por uma restauração ou renovação total, mas por um NOVO. 

Davi entendeu que para Deus era tão fácil “criar” nele um novo coração como foi fácil o achar da primeira vez. Em tempo, aceitou que não iria a nenhures com aquele coração danificado, pois o seu mais importante elemento biográfico na terra estava danificando o mais importante elemento biográfico para o céu: seu espírito! Uma luta por biografia é justa quando o dano a ela causado provoca afastamentos (v. 11) e desvios (v. 12) dos propósitos que Deus estabeleceu para nós. (Leia meu devocional “Almas Empenadas”, desdobramento desse texto) 

Aprendemos como Davi que se nossa biografia não nos abre as portas do céu, ela não tem valor algum. E talvez essa seja a sua batalha mais justa, o seu bom combate, que a todos nós inspira: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniquidade”
. (Mt 7. 22, 23)
 

Para isso serve as biografias: para inspirar, advertir e não se perder! 

 

Ney Gomes – 06/09/2022.

“Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.


Comentários

  1. Meu Deus!!!! Preciso ser coração, ter coração e renovar o meu coração todos os dias!!!! Parabéns pastor.

    ResponderExcluir
  2. Preciso guardar o meu coração. Nesse tempo que vivemos tão preocupado com tantas coisas. E o que tenho no meu coração ? Otima reflexão Pastor Ney.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas